Itabira tem primeiro caso confirmado de coronavírus, a informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde e divulgada pela Prefeitura Municipal nesta quarta-feira (25). O paciente se trata de um homem que esteve em viagem internacional e passou por aeroportos distintos. Ao retornar, ele apresentou sintomas de gripe, entrou em contato com a unidade de saúde e foi orientado a realizar o exame. Ainda de acordo com o município, ele se encontra estável e em isolamento domiciliar.
Até a tarde de hoje, Itabira registrou 56 casos suspeitos do novo coronavírus. Segundo a Prefeitura Municipal, todos pacientes estão isolados, seguindo a orientação do Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, e as amostras dos exames foram encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), instituição responsável pela identificação do Covid-19 na rede pública mineira.
A FUNED tem encontrado dificuldades em agilizar o resultado dos exames, já que é a única instituição responsável pelo diagnóstico do coronavírus e, ao mesmo tempo, a demanda é muito grande.
A rede municipal de saúde de Itabira já conta, desde a última semana, com 34 novos leitos exclusivos para atender à Covid-19. A próxima fase prevê a instalação de mais 114 leitos para o coronavírus nos dois hospitais, totalizando 148 para atender os casos da doença.
Veja as cidades mineiras com casos confirmados:
- Belo Horizonte – 90
- Betim – 1
- Bom Despacho – 1
- Campos Altos – 1
- Contagem – 2
- Coronel Fabriciano – 1
- Divinópolis – 1
- Ipatinga – 1
- Juiz de Fora – 8
- Lagoa da Prata – 1
- Mariana – 2
- Nova Lima – 7
- Patrocínio – 1
- Poços de Caldas – 1
- Sete Lagoas – 2
- Timóteo – 1
- Uberaba – 3
- Uberlândia – 7
- Itabira – 1
Ainda não há nenhum registro de óbito por coronavírus em Minas Gerais.