Menu

Prefeitura de Itabirito inicia imunização contra gripe

22/03/2024 às 17:40
Tempo de leitura
3 min
Foto: Reprodução / Prefeitura de Itabirito
Foto: Reprodução / Prefeitura de Itabirito

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à campanha de vacinação contra a gripe nesta semana (22).

As vacinações que, tradicionalmente acontecem entre Abril e Maio, foram antecipadas pelo Ministério da Saúde em virtude do aument da circulação de vírus respiratórios no país.

A imunização neste período previne contra os vírus que começam a circular entre maio e julho. Segundo a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, desde o ano passado observa-se a antecipação de circulação de vírus respiratórios em geral, por esse motivo, urge a necessidade da antecipação da campanha para proteção da população.

Em 2023, foram identificados 549 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza e 51 mortes. Já nos primeiros meses de 2024, Minas Gerais já notificou 11 casos da doença e uma morte registrada.

A Superintendente da Atenção primária, Márcia Souza, ressaltou a importância da vacinação nesse momento, para a cidade de Itabirito:

O início da vacinação contra a gripe em Itabirito é um passo importante. Com a imunização, o município evitará sobrecarga nos serviços de saúde, prevenindo e minimizando o surgimento de complicações decorrentes da doença

Márcia Souza

Vacinação gratuita

As vacinas contra a gripe esão disponíveis, de forma gratuita, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, de segunda à sexta, das 8h30 às 15h30. A vacina também está disponível no Vacimóvel, em datas e horários informados através das redes sociais da prefeitura.

No ato da vicinação, é necessário apresentar cartão de vacina, documento oficial com foto e documento que comprove a condição do público alvo.

Grupos prioritários da vacina

Nesta edição, os grupos prioritários da campanha são:

. Crianças entre 6 meses e 6 anos

. Trabalhadores da área da saúde

. Gestantes e puérperas

. Profissionais da educação

. Povos Indígenas

. Idosos com 60 anos ou mais

. Pessoas em situação de rua

. Profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas

. Poessoas com doenças crônicas não transmissíveis

. Pessoas com deficiência permanente

. Caminhoneiros

. Profissionais de transporte coletivo rodoviário

. Trabalhadores portuários

. Detentos e funcionários do sistema de privação de liberdade

. Adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas