
Na última semana, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Fazenda e Tributação, se destacou na Smart City Expo Curitiba, evento reconhecido como vitrine para cidades inteligentes que aconteceu entre os dias 20 e 22 de março, em que Itabirito se destacou devido à ações inteligentes no âmbito discal e de gestão.
Palestra
Com a palestra “Relacionamento com o contribuinte como ferramenta estratégica de gestão”, a Prefeitura conseguiu compartilhar experiências e estratégias implementadas para melhorar o relacionamento dos contribuintes.
Leia também: Projeto de Lei que incentiva a prática esportiva por mulheres é aprovada em Itabirito

Leia também: Câmara de Itabirito debate regulamentação de transporte por aplicativo
Ainda foram apresentadas ações como a utilização de ferramentas de comunicação dentro do município, bem como o uso de aplicativos de mensagem, que facilitam o contato direto entre Prefeitura e comunidade. O destaque maior, no entanto, ficou com a Sofia, software de otimização fiscal e inteligência de Itabirito que tem como objetivo otimizar os processos fiscais para promover uma gestão mais eficiente e austera dos recursos públicos.
Educação fiscal em Itabirito
Outro ponto importante da participação itabiritense no evento no Paraná foi em relação à oportunidade de expor os projetos de Educação Fiscal, que tem como intuito principal, conscientizar e engajar a população sobre os tributos municipais, como o projeto de modernização do Departamento de Tributação, que visa agilizar e simplificar os processos para todos os contribuintes:
Participamos do evento e compartilhamos nossas práticas inovadoras em gestão municipal.
Acreditamos que investir em tecnologia e em ações que promovam o diálogo e a transparência com os cidadãos são passos fundamentais para o desenvolvimento de uma cidade mais inteligente e sustentável!
Rane Curto, Secretária da Fazenda e Tributação, que participou do evento em Curitiba
Leia também: Nova lei institui Política de Transparência de dados nas Escolas Municipais de Itabirito

Graduado em Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Colunista de Cidades do Portal Mais Minas, com passagens por Fora das 4 Linhas e Vai que Tô Te Vendo.