Na última sexta-feira (26), a Câmara Municipal de Mariana aprovou o projeto de lei 05/2014 elaborado pelo executivo para prorrogar o período de vigência do Tarifa Zero, que oferece transporte gratuito para a população do município por mais 12 meses.

Implementado em Fevereiro de 2022, o Programa Tarifa Zero atende todos os bairros e distritos da Primaz de Minas, garantindo o acesso democrático à cidade, promovendo melhorias na mobilidade urbana marianense.

Com um custo mensal de cerca de R$ 1,5 Milhão, o Programa vem passando por uma renovação na frota. Com 13 linhas no distrito e 8 linhas urbanas, o Tarifa Zero recebeu mais 10 veículos novos para a continuidade do projeto.

Novos ônibus já começam a circular em Mariana após renovação do Programa Tarifa Zero. Foto: Transcotta / Reprodução

Apesar das melhorias no tráfego dos cidadãos pela cidade, alguns marianenses demonstraram insatisfação com a continuidade do programa, alegando superlotação e desorganização por parte do poder público para lidar com a alta demanda nos dias de semana.

O programa é excelente mas deveria ter um controle para a superlotação de passageiros, como por exemplo, o cartão ou vale-transporte!

Cleiton Marques, em publicação nas redes sociais

Na última renovação do programa, em Junho de 2023, os vereadores Manoel Douglas (PV), Marcelo Macedo (MDB) e Sônia Azzi (União Brasil), cientes da indignação de parte da população, votaram contra a continuidade do Tarifa Zero, mas foram a minoria dentre os membros do poder legislativo municipal.

Ônibus sujo, superlotado, motorista mal educado, população sem respeito com os assentos preferenciais… Convido você que votou a favor do Tarfa Zero andasse nele no horário de pico para ver o desrespeito com a população.

Valéria Moreno, em publicação nas redes sociais

O poder público vem trabalhando para aperfeiçoar o programa e melhorar os serviços oferecidos para a população reconhecendo que ainda existem falhas no Tarifa Zero. Em publicação em suas redes sociais, o prefeito Celso Cota (MDB) enfatizou que o programa necessita de melhorias e que sua gestão já está trabalhando em implementar essas medidas para melhorar as condições de alguns ônibus do Tarifa Zero.

É de extrema importância que este projeto continue, os marianenses precisam diariamente do uso dos ônibus gratuitos para irem trabalhar. As demandas da população precisam ser ouvidas e solucionadas! 

Yasmin Mendes, em publicação nas redes sociais

COMENTÁRIOS
Share.

Graduando em Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Colunista de Cidades do Portal Mais Minas, com passagens por Fora das 4 Linhas e Vai que Tô Te Vendo.