Programa Trainee Operacional da Samarco forma 34 profissionais em Mariana e Anchieta

Iniciativa promove diversidade e inclusão, formando técnicos e operadores nas áreas operacionais

Programa Trainee Operacional da Samarco forma 34 profissionais em Mariana e Anchieta

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram. Mantenha-se bem informado.

O Programa Trainee Operacional da Samarco foi concluído nos dias 29 e 31 de janeiro de 2025, respectivamente nas unidades de Ubu, em Anchieta (ES), e Germano, em Mariana (MG). A iniciativa capacitou 34 profissionais, sendo 12 em Ubu e 22 em Germano, com foco no desenvolvimento local e na inclusão de grupos minorizados no setor industrial.

O programa teve 91% dos participantes oriundos de comunidades próximas aos complexos da empresa, além de incluir 94% de mulheres, das quais 60% negras, e 9% de pessoas com deficiência. A capacitação, voltada para áreas técnicas como automação, metalurgia e instrumentação, faz parte da estratégia da Samarco para fortalecer a diversidade e a equidade em suas operações.

Formação e impacto do programa

A capacitação dos trainees incluiu 1.371,5 horas de treinamento, abordando 70 temas diferentes, com apoio de 16 instituições parceiras. Agora, os novos operadores e técnicos seguirão em um processo contínuo de desenvolvimento, ampliando suas habilidades técnicas e comportamentais.

PUBLICIDADE

Antônia Ferreira, técnica de controle de produção no Complexo de Germano, destacou a importância da experiência. “Hoje atuo na sala de controle da usina. Sei que tenho um longo caminho pela frente, mas o primeiro passo já foi dado. Sou muito grata por tudo o que aconteceu nesses 12 meses. Tenho muita alegria de ter feito parte de um programa inclusivo e que também contempla pessoas das comunidades vizinhas, como eu, que sou de Santa Rita Durão. Isso traz esperanças de ver mais pessoas da minha comunidade atuando na empresa futuramente.”

Para Andressa Cruz, técnica de controle de produção em Ubu, a experiência como trainee foi um marco em sua trajetória profissional. “Não tenho palavras para poder descrever como o programa mudou a minha vida. Eu era de uma empresa terceirizada, vi essa oportunidade e resolvi me inscrever. Entrar na Samarco sempre foi um sonho. Esse foi só o primeiro passo. Agora é alavancar”, afirmou.

Diversidade e valorização profissional

Herta Mascarenhas, analista de Recursos Humanos responsável pelo programa, explicou que o objetivo da iniciativa foi incluir mulheres e pessoas com deficiência sem experiência prévia nas áreas operacionais. Além disso, a iniciativa fortalece o Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão da Samarco.

O gerente-geral de Operações de Ubu, Alysson Werneck, ressaltou a importância do processo seletivo para a identificação de talentos. “Isso é fundamental, pois nos permite identificar talentos que realmente têm o potencial de crescer e agregar valor à nossa empresa.”

Felipe Morato, gerente de Engenharia de Processo, Automação e Instrumentação, reforçou que a diversidade e inclusão são fundamentais para a Samarco. “Ser trainee não é apenas uma oportunidade de aprender, mas também de fazer a diferença, trazendo novas ideias e contribuindo para gerar resultados.”

A conclusão do programa representa um avanço na promoção de oportunidades para grupos historicamente sub-representados no setor industrial. Com um processo estruturado de capacitação, a Samarco reafirma seu compromisso com a diversidade e o desenvolvimento profissional de suas equipes.

leia também:

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

💬 🔗

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS