Menu

Programação do Circovolante – 11º Encontro Internacional de Palhaços, em Mariana (MG)

19/09/2019 às 22:00
Tempo de leitura
8 min

São mais de 10 anos de um amor recíproco entre Mariana – MG e o circo. E em 2019, a cidade barroca se prepara para receber o Circovolante – 11º Encontro Internacional de Palhaços, que será de 26 a 29 de setembro. Além das praças e do centro histórico, que recebem mais de 40 trupes de todo o Brasil e exterior e seus espetáculos gratuitos nos quatro dias de evento, a programação se estende para bairros e distritos periféricos, com a Descentralização do Encontro, que será ainda maior que nos anos anteriores.

“Fazemos a descentralização há algum tempo e cada vez mais percebemos a importância de levar a arte do circo para locais onde o acesso é menor. Nesta edição teremos 34 espetáculos em escolas e praças no entorno da cidade, estamos muito animados”, conta Xisto Siman, palhaço e um dos organizadores do evento.

Para a 11ª edição do Encontro de Palhaços, o Circovolante prepara novidades: além das trupes em cena nos dois palcos montados nas Praças da Sé e Gomes Freire, rodas de palhaços acontecerão na rua, simultaneamente, para que o numeroso público possa ter mais possibilidades. “Após 10 anos fazendo o Encontro, chegou a hora de novas experiências. Foram anos de formação de público, agora já consolidado, que entende a linguagem circense, tem um olhar crítico sobre os números e queremos aprofundar. Este ano vamos lançar dois livros superimportantes para a história da palhaçaria e também dois documentários. Um deles é um registro dessa primeira década de evento e como foi a nossa trajetória até então. E o segundo é sobre o legado do nosso primeiro homenageado, o Palhaço Alegria, que com 86 anos é o mais antigo do Brasil em atuação”, ressalta Siman.

A homenageada do Circovolante – 11º Encontro de Palhaços é Jasmin, a palhaça de Lily Curcio, que também é antropóloga e estuda a clowneria clássica há 24 anos. “A Jasmin surgiu quando eu tinha mais de 40 anos e foi um divisor de águas na minha vida, trouxe todas as respostas existenciais que eu buscava e, desde então, passei a me dedicar inteiramente à palhaçaria”, conta a argentina de coração brasileiro.

Lily Curcio fez escola no italiano Circo Ercolino, da família Colombaioni, da qual fazem parte grandes mestres da tradição circense. Desde então já passou por diversos lugares e conheceu muitas pessoas que a ajudaram a construir sua personagem, sempre em transformação. “Meu maior sonho já está realizado. O que mais posso desejar, além desse milagre de estar em cena com a minha palhaça e de trabalhar no que realmente amo? Ser homenageada foi uma grande surpresa. E também uma enorme responsabilidade. Por meio do espetáculo que se chama ‘Pedaços de mim’, vou contar minha trajetória como mulher, artista e palhaça. Contar todas essas experiências e as muitas dificuldades que passei ao longo da minha vida. Estou muito emocionada e agradecida”, finaliza.

Os quatro dias de evento contam com a presença das trupes: Adorável Companhia (RJ), Atawallpa Coello (Peru), Barracão Teatro (SP), Cia La Mínima (SP), Cia Pé de Chinelo (RJ), Circovolante (MG), Circo Caramba (SP), Circo de Família (MG), Circo Dux (RJ), Daniel Satim (Chile), François Bouille (França), Grupo Palombar (SP), Grupo Seres de Luz (SP), Grupo Teatro de Anônimo (RJ), Grupo Trampulim (MG), Guga Morales (RJ), Irmãs Cola (SP), Janaina Morse (MG), Luciene Luba (MG), Palhaço Viralata (MG), Palhaço Vinagre (MG), Palhaça Purpurina (MG), Palhaça Jojoba (MG), Palhaço Furreca e Lambreta (MG), Passeio de Palhaços com Sociedade do Riso (MG), Reinaldo Facchini (SP), Rodas de Palhaços, Romina Krause (Argentina), Trupe Balão Mágico (MG), Turma do Biribinha (AL).

Ainda no evento, ocorrerá uma manhã de autógrafos do livro “Noites Circenses”, de Regina Horta Duarte e o lançamento do livro “Palhaços: Performance, hibridismo e multiplicidade”, de Lili Castro. Acontece, também, o lançamento de dois curtas documentais: “10 Anos de Encontro”, e “Memórias de Alegria”, uma parceria do Circovolante com a Macaca Filmes.

O Circovolante – 11º Encontro Internacional de Palhaços é realizado pelo Circovolante e Circo Paratodos, com parceria da Prefeitura de Mariana. Tem apoio da Fundação Renova; e apoio cultural da Uau, Câmara de Vereadores e Secretaria de Cultura

de Mariana. Outros parceiros: Neaspoc-Ufop, Sociedade do Riso.

 Programação completa:

TERÇA-FEIRA – 17 DE SETEMBRO

*20h – O Lançamento da Exposição e do Documentário “10 Anos de Encontro

Teatro Mariana

DE 18 A 29 DE SETEMBRO

*Exposição “10 Anos de Encontro”

Visitação: das 9h às 17h (exceto dias 21 e 22 que será de 13h às 17h e dias 28 e 29 que será das 10h às 18h)

Teatro Mariana

QUINTA-FEIRA – 26 DE SETEMBRO

*19h – Abertura

Praça dos Ferroviários

(Feira Noturna)

*19h30 – Guga Morales

Praça dos Ferroviários

(Feira Noturna)

*20h30 – Show de Variedades com Circovolante, Palhaça Bibit, Grupo Trampulim, Grupo Entre no Ritmo e Malabaristas Igor e Teteco Alves

Praça dos Ferroviários

(Feira Noturna)

 

*21h30 – Los Gregórios

Praça dos Ferroviários

(Feira Noturna)

SEXTA-FEIRA – 27 DE SETEMBRO

*9h30 e 14h – Lucca Circus Show

Praça da Sé

 

*17h – Intervenção de rua com Circo Caramba

Rua Salvador Furtado

 

*19h30 – Turma do Biribinha

Praça Gomes Freire

*20h30 – Mina Clown (Romina Krause)

Praça da Sé

 

*21h30 – Show de Variedades com Palhaça Jasmin, Atawallpa Coello, Guga Morales e François Bouille

Teatro Mariana

Sujeito à lotação

SÁBADO – 28 DE SETEMBRO

*10hIntervenção com Grupo Palombar

Feira do Centro de

Convenções até Praça da Sé

*10h – Oficina de Bolha de Sabão com Tiago Carva

Praça da Sé

 

*11h30 – Lançamento do livro “Palhaços: Multiplicidade, Performance e Hibridismos”, de Lili Castro e da 2ª edição do livro “Noites Circenses”, de Regina Horta

Praça Gomes Freire

*12h às 16h – Rádio Coreto

Praça Gomes Freire

*12h às 16h – Maquiagem

Praça Gomes Freire

Distribuição de 400 senhas, a partir de 10h na Exposição, no Teatro Mariana

 

*13h30 Palhaço na Roda com Viralata

Praça Gomes Freire

*14h – Palhaço na Roda com Luba

Praça Gomes Freire

*16h – Cortejo “Samba no Pé de Moleque”

Praça Minas Gerais até Praça da Sé

(Concentração às 15h, na Praça Minas Gerais)

 

*17h30 – Show de Variedades com Atawallpa Coello, Adorável Companhia,

Trupe Balão Mágico e Turma do Biribinha

Praça da Sé

 

*19h – Irmãs Colla

Teatro Mariana

* Sujeito à lotação

*19h30 – Teatro de Anônimo

Praça da Sé

 

*20h30 – Circo Dux

Praça Gomes Freire

 

*21h30 – LaMínima

Teatro Mariana

* Sujeito à lotação

*21h30 – Grupo Uns & Outros

Em frente à Casa de Cultura

 

DOMINGO – 29 DE SETEMBRO

*11h – Banda na Praça (Projeto Amar Bandas e Secretaria de Cultura

de Mariana)

Praça Gomes Freire

 

*11h – Oficina de Bambolê com Liz Monteiro

Praça da Sé

 

*11h – Oficina de Malabares com Irmãs Colla

Praça da Sé

*14h Show de Variedades com Palhaços Viralata e Purpurina, Circo Dux, François Bouille, Teatro de Anônimo e Grupo Street Dance

Praça Gomes Freire

*14h – Palhaço na Roda com Cia Circunstância

Praça Gomes Freire

 

*14h30 – Palhaço na Roda com Palhaço Jeca

Praça da Sé

 

*15h30 – Palhaço na Roda com Palhaço Protocolo

Praça da Sé

 

*15h30 – Adorável Companhia

Praça Gomes Freire

 

*16h30 – Palhaço na Roda com Sr. Palhaço

Praça Gomes Freire

*16h30 – Circo Caramba

Praça da Sé

 

*17h30 – Palhaço Satin

Praça Gomes Freire

 

*18h30 – Barracão Teatro

Praça Gomes Freire

 

*19h – Grupo Seres de Luz

Teatro Mariana

* Sujeito à lotação

*19h30 – Grupo Palombar

Praça da Sé

 

*20h30 – Acúrdigos

Praça Gomes Freire

Encontro contará com o apoio da Fundação Renova

O 11º Encontro Internacional de Palhaços é um festival que conta com o apoio da Fundação Renova, instituição criada para conduzir as ações de reparação e compensação dos impactos socioambientais e socioeconômicos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em 2015. Felipe Andrade, coordenador da área de Educação, Cultura e Turismo da Fundação, ressalta que, ao apoiar projetos como este, a Renova cumpre o seu papel, conforme previsto no Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), de fomentar a cultura, o turismo e a economia de Mariana, um dos municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão. “Acreditamos que o fomento ao turismo é uma estratégia importante para a recuperação e diversificação da economia de Mariana. Além disso, apoiar atividades culturais e de lazer contribuem para a qualidade de vida da população local”, afirmou Felipe Andrade.

SERVIÇOS:

Circovolante – 11° Encontro Internacional de Palhaços

Data: de 26 a 29 de setembro de 2019

Local: eventos concentrados na Praça dos Ferroviários, Praça Gomes Freire, Praça da Sé, Praça Minas Gerais e Rua Frei Durão (em frente à Casa de Cultura) – Mariana (MG)

Todos os eventos são gratuitos

COMENTÁRIOS
Última atualização em 09/09/2021 às 19:31