Menu

Qual a importância de uma alimentação saudável?

20/09/2019 às 11:30
Tempo de leitura
3 min

Você sabia que uma alimentação saudável beneficia tanto o aspecto físico quanto o mental?!

Pois é! Adotar hábitos alimentares saudáveis contribui para evitar uma série de doenças, assim como garante o bem-estar e a longevidade, uma vez que os alimentos consumidos interferem diretamente no sistema imunológico.

Além disso, uma alimentação inadequada pode comprometer o desempenho em diversas atividades diárias, pois pode resultar em cansaço, mau humor, distúrbios de sono, falta de energia, dificuldades de concentração, problemas de memória e entre outros.

Nas crianças, essa falta de nutrientes que a má alimentação causa, pode atrapalhar no desenvolvimento do organismo e no aprendizado escolar. Por isso, a Legião da Boa Vontade (LBV) realizou uma Oficina de Culinária com os seus atendidos.

Qual a importância de uma alimentação saudável?

Crédito da foto: Viviane de Oliveira/LBV

A atividade

A atividade, além de instruir sobre a importância de não desperdiçar, proporcionou, de maneira prazerosa e interessante, um novo olhar a respeito das verduras, legumes e outros alimentos ricos em nutrientes. Na oportunidade, as crianças e adolescentes aprenderam a ir além do ‘arroz e feijão’.

A educadora social e responsável pelo projeto, Lorrania Lamana, destacou: “Eu percebi que muitos comiam apenas arroz, feijão e carne e quando eu perguntava porque não experimentavam as verduras e legumes, eles respondiam que não tinham o costume de comer em casa e, por isso, não gostavam e nem queriam experimentar. A culinária surgiu desse interesse [deles terem] uma nova experiência com os alimentos”.

E esse aprendizado ocorreu de forma muito divertida: os atendidos montaram uma horta para utilizar os alimentos que colherem em deliciosas receitas saudáveis.

A atendida, Stefany Isabelly Souza da Silva, de 9 anos, com alegria no rosto, ressaltou: “Colocamos brita, areia e terra no pneu, plantamos as mudas e regamos. Plantamos alface, couve, cebolinha e outras coisas. Estou ansiosa para que cresça logo”.

Já Dandara Samara da Silva Pinheiro, de 8 anos, expôs o que aprendeu na oficina: “Nossa saúde melhora e a gente pode aprender um monte de coisas novas”. E Maria Clara Cassiano, de 9 anos, completou: “Eu já comecei a melhorar a minha alimentação”.

O contato com a horta aproximou as crianças e adolescentes da origem dos alimentos, trazendo mais conhecimento e vivência prática. Eles utilizarão o que aprenderam nesta oficina em suas casas, se habituando a terem uma alimentação saudável e beneficiando a saúde deles e dos familiares.

Visite e conheça todas as ações desenvolvidas pela LBV em Belo Horizonte. O Centro Comunitário de Assistência Social está localizado na Av. Cristiano Machado, 10.691 – Planalto. Para outras informações, ligue: (31) 3490-8101.

*Com informações do site Terra.

Veja também: LBV mobiliza a sociedade em prol do brincar e da prática esportiva para crianças e jovens