Menu

Qual é o problema do Atlético?

02/06/2018 às 03:34
Tempo de leitura
5 min

Em pelo menos 3 partidas desse Brasileirão, vimos o Atlético jogar bem e até mesmo dominar o adversário, porém, no final, o resultado não foi tão bom. Sendo essas partidas, um empate contra o São Paulo e duas derrotas, uma para Flamengo e outra para o Sport. Afinal, qual é problema do Galo para consolidar as vitórias? A equipe do Mais Minas faz uma analise para você.
O primeiro resultado a ser analisado foi da partida contra o São Paulo, no dia 5 de maio, pela quarta rodada da competição, essa que o Atlético começou perdendo, conseguiu a virada, mas sofreu o empate já aos 35 minutos do segundo tempo, levando assim 1 ponto de volta para Belo Horizonte e, apesar do revés já no finalzinho do jogo, jogadores e treinador classificaram o ponto fora de casa como importante para o time no Campeonato. De fato, esse um ponto foi sim importante, afinal, arrancar pontos do time paulista no Morumbi é sempre muito difícil. Realmente, o time atleticano batalhou e conseguiu a virada, que é quase uma proeza, mas no final de tudo, acabou não conseguindo segurar o placar por pouco mais de 10 minutos, que era o tempo restante para o fim daquela partida.
Já o segundo resultado em analise é a derrota para o Flamengo, essa que aconteceu no dia 26 de maio, em partida disputada no Independência, válida pela  sétima rodada do Brasileirão. Para descrever esse jogo, utilizamos na matéria o seguinte título; “Faltou o gol! Atlético domina jogo, mas perde para Flamengo”. E foi exatamente isso, caros leitores. Nessa partida, o Atlético jogou bem, dominou a partida, fez o Flamengo jogar atrás, e acertou duas vezes o travessão, mas não conseguiu balançar as redes, e para piorar, em um lance de contra ataque, já aos 34 do segundo tempo, em uma bola rebatida pela defesa carioca, o Galo sofreu o gol que sacramentou a derrota por 1 a 0, perdendo 3 pontos para um time que, basicamente, jogou por uma bola, apostando principalmente,  na habilidade individual do garoto Vinicius Júnior, já negociado com o Real Madrid.
Nossa terceira análise é a partida contra o Sport, que aconteceu logo em sequência a derrota para o Flamengo. Partida realizada na noite da última quarta-feira, 30 de maio, na Ilha do Retiro, em Recife. Nesse jogo, aos 29 minutos do primeiro tempo, saiu o primeiro gol do Sport, com Rogério, já no segunda etapa, bem no início, o Atlético reagiu e conseguiu empatar, aos 3 minutos, com Cazares. Em jogada que começou com Ricardo Oliveira, o atacante saiu da área e cruzou para Luan que, de peixinho, mandou a bola em direção ao gol para que Cazares, livre, pudesse completar para o fundo da rede, e assim, empatar o placar em Recife em 1 a 1. O jogo seguiu e, com 20 minutos, o Galo virou o placar com gol do artilheiro Ricardo Oliveira. Em jogada que Blanco recuperou a bola, após boa defesa de Magrão e cruzou para dentro da área e, sem marcação, o camisa 9 do Galo mandou a bola para o fundo do gol, fazendo assim 2 a 1 para o Atlético. A partir daí, bastava ao time segurar o placar, administrar a partida, porém, com 22 minutos, o Sport marcou seu segundo gol, voltando a empatar o jogo. O empate não era de tudo ruim, afinal, o time do Sport é um time difícil de ser batido em casa, mas o pior aconteceu e, aos 26 minutos, Michel Bastos cobrou pênalti polêmico para marcar e colocar o Sport novamente à frente no placar, 3 a 2 para Leão na Ilha do Retiro.
Conclusão – Nessa análise, podemos perceber entre as três partidas dois pontos bem característicos do time atleticano, que são a falta de estabilidade para transformar o domínio e controle de jogo em vitória. Contra o Flamengo, o time dominou, literalmente, a partida, mas não conseguiu converter as chances criadas em gols (ineficiência). Já contra São Paulo e Sport, o Atlético conseguiu excelentes viradas, tinha a vitória “nas mãos”, conquistada após muita batalha, porém não teve a tranquilidade necessária  para segurar o placar (instabilidade).
De todo modo, nessas três partidas, o time atleticano provou ter sim um futebol capaz de garantir vitórias contra seus concorrentes diretos no Brasileirão, porém a ineficiência (contra o Flamengo), e a instabilidade, talvez mesmo a falta de “maturidade” (contra São Paulo e Sport), acabaram sendo seu grande problema. Enfim, caro amigo leitor, fato é que não adianta jogar bem, dominar partidas, mas não conseguir vitórias, afinal, ter que afirmar o ditado que diz; “jogando como nunca e perdendo como sempre”, não é nada legal. Temos o Corinthians, por exemplo, que foi campeão  brasileiro sem “grandes vitórias”, porém conseguindo garantir, quando necessário, os 3 pontos. Óbvio que é muito bom ver evolução no time, conseguindo fazer boas apresentações, mas, mais importante ainda, é sair de campo com a vitória, porque ela é que da 3 pontos e, consequentemente, uma boa colocação na tabela.
Leia também:

Última atualização em 19/08/2022 às 11:22