Menu

A ascensão do Cruzeiro tem nome(s), Dedé e Lucas Silva

01/06/2018 às 17:58
Tempo de leitura
3 min

O Cruzeiro vive fase iluminada no ano, classificado às oitavas da Libertadores, com vantagem em seu confronto na Copa do Brasil e em franca ascensão no Brasileirão, além de ter levantado o caneco do Campeonato Mineiro, mas nem sempre foi assim. A equipe passou por um período de instabilidade no mês de abril, onde não conseguia apresentar bom futebol ou resultados positivos, o que deixou os torcedores da equipe extremamente irritados. A equipe correu riscos de ser eliminado da Libertadores ainda na fase de grupos, saiu em desvantagem na decisão do Estadual e passou as primeiras rodadas do Brasileirão na zona de rebaixamento. Mas tudo mudou após a entrada de uma dupla que hoje com certeza estão entre os melhores da posição atuando no Brasil: Dedé e Lucas Silva.

O zagueiro de 1,92 metros entrou mais rápido na equipe. Após se recuperar de lesão ganhou a vaga na zaga após a derrota do Cruzeiro por 3 a 1 no primeiro jogo da final do Mineiro e do time titular não saiu mais. Dedé deu nova cara ao setor defensivo cruzeirense, dando mais velocidade à zaga e poder no jogo aéreo do time. Com o camisa 26 em campo a zaga cruzeirense que já tinha uma média baixa de gols sofridos se firmou como a melhor do Brasil. São apenas 15 gols sofridos em 30 jogos na temporada. Com Dedé em campo foram apenas 5. Além da contribuição defensiva, Dedé também tem ajudado no ataque, tendo marcado dois gols no Brasileirão. As boas atuações combinadas com a superação fizeram Tite convocar o zagueiro para a lista de suplentes para a Copa do Mundo.

Já Lucas Silva entrou um pouco depois, no empate por 0 a 0 com a Universidad de Chile na casa do adversário, pela Libertadores. Esse foi o momento de maior pressão sofrida pela equipe na temporada, principalmente pelo futebol pouco efetivo e nada ofensivo apresentado pelo time. Mas Lucas, encostado no time desde que chegou em 2017, agarrou a chance com unhas e dentes. Fez grande partida no Chile e do time titular não saiu mais. Com sua já conhecida capacidade de passe e de pensar o jogo, o camisa 16 vem ditando o ritmo do meio campo celeste, além de dar mais mobilidade e dinamismo ao setor. Lucas também evoluiu suas características defensivas. Cada vez o volante desarma mais e melhor, tornando um empecilho para os adversários o ultrapassar. E bons desarmes somados a sua qualidade de passe e chutes de média e longa distância fazem do atleta uma arma letal para o Cruzeiro. Agora os torcedores e o jogador vivem a expectativa de sua permanência no clube. Pertencente ao Real Madrid, Lucas Silva tem contrato de empréstimo com o Cruzeiro até o dia 30 de junho e a diretoria celeste tenta convencer os Merengues a prolongarem a cessão do camisa 16 até o fim do ano.

Leia também:

Última atualização em 19/08/2022 às 11:23