Menu

Quatro pessoas se recuperaram da Covid-19 em Mariana

29/04/2020 às 13:19
Tempo de leitura
3 min

Em meio ao medo e incertezas que a crise do coronavírus trouxe à população marianense, boas notícias são sempre bem vindas. Quatro das 17 pessoas que contraíram a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, foram curadas em Mariana, cidade da região Centro-Sul de Minas.
A Secretaria de Saúde informou ao portal Mais Minas que “todos os quatro pacientes apresentaram sintomas moderados e necessitaram do uso apenas de medicamentos sintomáticos. Foram isolados e mantendo orientações. Esses pacientes foram mantidos em contato diário duas vezes ao dia”.
A primeira cidade de Minas Gerais tem se tornado modelo para as cidades vizinhas no combate ao coronavírus, principalmente pela transparência quanto aos informes epidemiológicos, como também pelas medidas de contenção do vírus em uma cidade relativamente pequena, como é a cidade primaz do estado.
Mariana, que faz limite com Ouro Preto, Barra Longa, Diogo de Vasconcelos, Acaiaca, Piranga, Catas Altas e Alvinópolis, tem distância de cerca de 110 quilômetros de Belo Horizonte. A cidade com cerca de vinte mil habitantes a menos de sua vizinha Ouro Preto, contendo aproximadamente cinquenta mil munícipes atualmente, possui dezessete casos confirmados para o coronavírus, e um óbito.
Conforme consta na nota técnica de número 44 publicada pela Prefeitura de Mariana, o município recebeu o total de 72 notificações para o coronavírus, das quais nove estão sendo apuradas, cinco pessoas estão internadas e as demais em isolamento domiciliar.
Na cidade, 301 pessoas estão sendo monitoradas por se enquadrarem nos critérios pré estabelecidos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Tais pessoas serão assistas pelo período de 14 dias, antes disso, 435 pessoas já haviam recebido alta do isolamento domiciliar.

Confira o detalhamento de casos de coronavírus em Mariana
*Boletim epidemiológico divulgado no dia 28/04/2020

Caso Novo Suspeito: 01 paciente, gênero feminino, na faixa etária de 71 a 80 anos
Casos Suspeitos

01 paciente, gênero feminino, na faixa etária de 21 a 30 anos;
02 pacientes, gênero feminino, na faixa etária de 31 a 40 anos;
01 paciente, gênero feminino, na faixa etária de 41 a 50 anos;
01 paciente, gênero feminino, na faixa etária de 51 a 60 anos;
01 paciente, gênero feminino, na faixa etária de 71 a 80 anos;
02 pacientes, gênero masculino, na faixa etária de 51 a 60 anos;
Casos Confirmados

09 pacientes gênero feminino
06 pacientes gênero masculino
01 criança gênero masculino
Óbito Confirmado:
01 paciente gênero masculino.
Casos Descartados

26 pacientes do gênero feminino;
13 pacientes do gênero masculino;
01 criança do gênero feminino;
03 crianças do sexo masculino;
01 paciente gênero masculino, descartado por critério clínico;
Óbitos Descartados

02 pacientes gênero feminino*;
01 paciente gênero masculino.
* paciente gênero feminino, 50 anos, testou positivo para Covid-19, entrando na
estatística de confirmados, porém veio a óbito por complicações de outras doenças pré-existentes, tendo seu óbito descartado para coronavírus pela Fundação Ezequiel Dias
(FUNED).
Quatro pacientes foram recuperados.