Menu

Perdeu a senha do Enem? Veja o passo a passo de como recuperar

16/01/2020 às 12:00
Tempo de leitura
2 min

O resultado do Enem 2019 está prestes a ser divulgado pelo Inep e os estudantes que realizaram as provas já começam a iniciar os preparativos para conferir suas notas.

Nessa época é comum ver alguns candidatos desesperados por não se lembrarem da senha que cadastraram no sistema para utilizar a Página do Participante, onde serão divulgadas as notas individuais.

Se você é um destes estudantes que não se lembra ou perdeu a senha do Enem, não se preocupe! Preparamos um passo a passo para que você recupere sua senha e tenha acesso às notas.

Confira!

Como recuperar a senha do Enem?

Para recuperar a senha cadastrada, o participante do Enem deve acessar o site do Exame e seguir as instruções:

1 – Clique na opção “Página do Participante”;

2- Responda ao desafio de figuras solicitado no campo;

3- Insira o CPF (fique atento: ao inserir o CPF, o sistema logo irá lhe solicitar a senha antiga.  Nesse momento, aparecerá a opção “Esqueci minha senha”, abaixo do botão de enviar);

4- Clique em “esqueci minha senha” no canto inferior direito da tela;

 

5- Clique em “enviar senha”.

A partir disso, basta aguardar a nova senha que será enviada para o e-mail cadastrado. Com a nova senha em mãos, o candidato deve dirigir-se novamente ao sistema para conferir seu resultado.

Pode ser que o estudante não encontre a nova senha rapidamente em sua caixa de entrada do e-mail. Caso isso ocorra, basta procurar o e-mail do exame na caixa de spam.  O candidato que, porventura, não tiver acesso ao e-mail cadastrado, poderá alterar seu endereço eletrônico clicando em “alterar e-mail”.

Outras dúvidas sobre o acesso à senha ainda podem ser tratadas diretamente na Central de Atendimento do Ministério da Educação (MEC) por meio do número 0800 616161.

Leia também: Resultado do Enem 2019 será divulgado nesta sexta-feira (17)