Menu

Resultado do Enem 2019 será divulgado nesta sexta-feira (17)

16/01/2020 às 06:00
Tempo de leitura
3 min

De acordo com o calendário apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 serão divulgados nesta sexta-feira (17).

Aqueles que realizaram o exame poderão consultar suas notas na Página do Participante ou no aplicativo da prova. Para acessar basta  informar o CPF e a senha. A nota obtida no exame poderá ser usada pelos estudantes para ingressar em universidades públicas, para concorrer a bolsas integrais ou parciais no Programa Universidade para Todos (ProUni) ou  mesmo para solicittar ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A nota também pode ser utilizada, ainda, para o ingresso em instituições privadas. 

Saiba como usar a nota do Enem

Sisu

Aqueles que participaram do Enem 2019 e pretendem cursar o ensino superior em uma universidade pública devem realizar sua inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para o primeiro semestre de 2020. Para concorrer a uma vaga no sistema, é preciso ter obtido uma nota acima de zero na redação.

No momento da inscrição, o estudante pode escolher até duas opções de cursos oferecidos pelas instituições participantes.  Ao final da seleção, o sistema seleciona as melhores classificações em cada curso de acordo com as notas informadas. Caso o candidato seja aprovado nos dois cursos, prevalecerá a primeira escolha informada por ele.

ProUni

Já os estudantes que estiverem focados em instituições privadas de ensino superior podem utilizar a nota do Enem para concorrer a bolsas integrais e parciais através do Programa Universidade Para Todos (ProUni). Para se inscrever no programa, o candidato deve ter participado de alguma das edições do Enem a partir de 2010, tendo obtido 450 pontos de média e não ter zerado a redação.

Fies

Com a nota obtida no exame, o estudante pode concorrer, também, a uma vaga no Fundo de Financiamento Estudantil(Fies).  O financiamento do programa é dividido em duas modalidades: uma a juros zero destinada para aqueles que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa;  e escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Para se candidatar às vagas, o estudante também deve ter participado de uma das edições do exame a partir de 2020, ter tido ao menos 450 pontos de média e não ter zerado a redação.

Ingresso direto

A nota pode ser usada, ainda, para ingressar de forma direta em uma instituição de ensino superior particular. Optando por essa modalidade , o candidato não precisa realizar provas nem pagar taxas, apenas se inscrever no site ou diretamente na instituição de interesse e aguardar o resultado da seleção.

O pré-requisito para utilizar a nota do Enem para   o ingresso direto é igual ao do ProUni e do Fies.

Leia também: Segundo dia de Enem tem maior taxa de participantes em 10 anos

COMENTÁRIOS