Após estudos apresentados pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), em conjunto com o Núcleo de Direitos Humanos da UFOP (NDH/UFOP), o Conselho Universitário da UFOP, aprovou no último dia 14, uma medida que proíbe práticas consideradas abusivas ou vexatórias na Universidade.
A informação da aprovação da resolução foi publicada no site da Universidade Federal de Ouro Preto. Na matéria, a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, Camélia Vaz Penna, afirma que a aprovação dessa resolução representa uma postura firme da Universidade a respeito dos trotes. “O Conselho Universitário aprovar essa resolução é como dizer para a comunidade: nós não toleramos trote”. Além disso, demonstra segurança aos estudantes que podem se sentir amparados por esta Instituição. “Paralelamente, temos também a consciência de que a UFOP precisa caminhar em programas de prevenção e conscientização da comunidade acadêmica, zelando pelo bom convívio”, complementa Camélia.
Além de regulamentar o trote estudantil, a resolução também prevê que a UFOP desenvolva permanentemente ações de conscientização e combate ao trote violento.
A matéria completa no site da UFOP.