Menu

Rodriguinho e Pedro Rocha: os motivos que fizeram as duas maiores contratações de 2019 darem errado

18/12/2019 às 16:00
Tempo de leitura
5 min

Mesmo com um dos elencos mais caros e fortes no papel do Brasil, em 2019, o Cruzeiro foi rebaixado para Série B do Brasileirão. Além dos problemas financeiros e administrativos, a derrocada técnica e física de alguns jogadores contribuiu para que o time não passasse nem perto de apresentar o futebol esperado pelo torcedor. Alguns jogadores que já estavam no time, como Thiago Neves e Fred, e outros contratados para a temporada, como Pedro Rocha e Rodriguinho, não renderam o esperado, por diversos fatores, e ajudaram na derrocada do clube mineiro.

Para o ano de 2019, o Cruzeiro efetuou sete contratações: os laterais Orejuela e Dodô, o volante Jadson, os meias Marquinhos Gabriel e Rodriguinho, e os atacantes Ezequiel e Pedro Rocha. Destes, Rodriguinho e Pedro Rocha chegaram com pompa de grandes reforços e custaram mais ao clube celeste. Mas, se a expectativa era muita em torno dos atletas, ambos se tornariam grandes decepções no ano, e é deles que iremos falar hoje.

Rodriguinho

Após algumas boas temporadas com a camisa do Corinthians, tendo inclusive chegado a vestir a camisa da Seleção Brasileira, Rodriguinho foi vendido para o futebol Egípcio, em 2018. Lá o jogador não se adaptou bem e logo surgiu o desejo de retorno ao Brasil. Sendo assim, no início de 20189, após ser cobiçado por diversos clubes brasileiros, o meia desembarcou em Belo Horizonte para assinar com o Cruzeiro. Segundo o Superesportes, na ocasião, a Raposa ofereceu US$ 5,5 milhões (R$ 20,6 milhões na cotação de janeiro), pelo jogador, valor que ainda não foi totalmente quitado.

R23

Rodriguinho jogou apenas 20 jogos pelo Cruzeiro – Crédito da foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

O início de Rodriguinho no Cruzeiro foi fulminante. Gols e assistências logo fizeram o camisa 23 cair nas graças da torcida azul. Mas com a chegada do Brasileirão, o desempenho do meia caiu vertiginosamente. O motivo da queda tão abrupta apareceria na sequência: um problema na hérnia. Inicialmente, o jogador tinha previsão de volta para a última parte da temporada, mas como seu quadro não evoluiu após ser submetido a uma intervenção cirúrgica, o jogador precisou de uma nova operação, o que o tirou dos gramados no ano de 2019.

Com problemas financeiros, o Cruzeiro busca alternativas para o jogador, que possui vencimentos acima do que o clube pode arcar. Além disso, a Raposa deve salários e direitos de imagem ao elenco, por isso é provável que, caso chegue alguma proposta, ela seja aceita.

Pedro Rocha

Anunciado com pompa pelo Cruzeiro, Pedro Rocha chegou ao clube num momento em que o time estava voando na temporada. Tido como a cereja do bolo de um elenco já muito qualificado, o jogador, que viveu boa fase no Grêmio, entre os anos de 2016 e 2017, foi adquirido por empréstimo, após um período de pouco sucesso no Spartak Moscou, da Rússia.

E a primeira impressão deixada pelo jogador foi boa. Logo em seu segundo Superclássico vestindo azul, o jogador sofreu o pênalti que seria convertido por Fred e daria ao Cruzeiro o título mineiro. Em seu terceiro jogo pela Raposa, Pedro Rocha marcou aquele que seria seu primeiro gol com a camisa celeste, na derrota por 3 a 1, para o Flamengo.

Após esse início arrasador, Pedro Rocha começou a oscilar e mesclar boas e más partidas. Se por um lado ele marcou um belo gol e deu grande assistência na goleada por 3 a 0 do Cruzeiro em cima do rival Atlético, pelas quartas de final Copa do Brasil, por outro ele teve a “bola do jogo”, no empate em 0 a 0 do time celeste, contra o River Plate, nas oitavas de final da Libertadores, e perdeu o gol. A partida acabou empatada e nos pênaltis os argentinos eliminaram os mineiros.

Rodriguinho e Pedro Rocha: os motivos que fizeram as duas maiores contratações de 2019 darem errado

Média de gols de Pedro Rocha foi muito baixa para um atacante – Crédito da foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

No decorrer do ano, Pedro Rocha não conseguiu mais ter grandes atuações e passou a sofrer com lesões, que o tiraram de parte dos jogos do Cruzeiro. Antes do fim do Campeonato o jogador voltou a jogar, mas juntamente com resto da equipe, colecionou atuações ruins e contribuiu para a queda inédita do Cruzeiro para a Série B do Brasileirão.

No fim do ano, o saldo de Pedro Rocha com a camisa do Cruzeiro é muito negativo. Apenas quatro gols em 33 jogos, uma média de 0,12 por partida e atuações ruins em grande parte do ano. Levando em consideração o restante dos reforços para o ataque celeste, o desempenho do ponta seguiu a mesma linha. Marquinhos Gabriel fez uma temporada muito ruim e Ezequiel, no pouco tempo que teve para atuar, mostrou sérias dificuldades. Mas a expectativa e o custo do camisa 32 o colocam como a grande decepção de 2019 no time celeste.

O jogador já deixou o clube e será anunciado como reforço do Flamengo, para 2020.

O que dizem os torcedores?

Com as notícias sobre a saída de Pedro Rocha e a indefinição do futuro de Rodriguinho, o torcedor cruzeirense foi até as redes sociais comentar sobre os atletas. Confira:

https://twitter.com/cec_cacai/status/1206721248446861312

https://twitter.com/finnchwl/status/1207023081736359937

https://twitter.com/jusilveiiraa/status/1206587318796267520

https://twitter.com/analumonte_/status/1206798923710554113