Menu

Romeu Zema solicitará revisão das regras de classificação de risco das barragens

18/02/2019 às 19:08
Tempo de leitura
2 min

Na manhã desta segunda-feira (18), o governador Romeu Zema afirmou que irá solicitar a revisão das regras para a classificação de risco das barragens do estado.  A afirmação de Zema ocorreu diante das evacuações ocorridas em três cidades de Minas Gerais nos últimos dias.

Para o governador, se a legislação continuar da forma atual, Minas Gerais pode ter dezenas de cidades onde moradores precisarão ser retirados de suas casas nos próximos meses. Segundo ele, tal situação seria extremamente danosa para a atividade mineradora no estado.

“Ninguém pode ficar exposto a riscos, mas parece que estamos assistindo, num momento em que todos estão com as emoções afloradas, a uma reação que seria além do recomendável. Não é fácil lidar com um problema desse porque não podemos expor ninguém a risco, mas também não podermos parar uma atividade tão relevante para o estado”, afirmou Zema.

O chefe do poder executivo do estado ainda destacou que pediu uma reunião com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para discutir o que pode ser feito para evitar a desestruturação do setor.

Até a manhã de hoje, o  governador ainda não havia se manifestado  sobre a situação dos moradores dos municípios de Barão de Cocais, Itatiaiuçu e Nova Lima  que tiveram de ser retirados de suas casas sob o risco de rompimento de barragem, medida preventiva que ocorreu após a tragédia em Brumadinho.

Logo após a fala de Romeu Zema,  o governo de Minas Gerais divulgou uma nota sobre o assunto.  No comunicado, o governador afirma estar fazendo o possível para preservar as vidas no estado.

“Embora seja um inconveniente para os afetados, a medida preventiva visa salvar vidas. Após as tragédias ocorridas em Mariana e em Brumadinho, recentemente, vou fazer tudo que estiver ao alcance do Governo do Estado para preservar as vidas das pessoas. Por isso, determinei que a Defesa Civil adote operação de saída emergencial das residências sempre que houver qualquer indício de desastre”, diz trecho da mensagem.

Confira  a integra  da nota  divulgada pelo do Governo do Estado aqui.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 09:04