Saiba quais são as raças indicadas para cão de guarda

Publicado: última atualização em 0 comment

Você já sonhou em ter um cão de guarda? Trata-se de uma espécie de “empregado” que tem como missão monitorar locais contra intrusos, invasores e pessoas estranhas. Para isso, ele utiliza o seu instituto de proteção, para garantir não só a sua segurança, mas a de outras pessoas da família.

A partir de agora, mostraremos quais são os tipos de raças mais indicadas para trabalhar como cão de guarda. Acompanhe!

Fila brasileiro. Foto: Pixabay

Rottweiler

Robusto, de pequeno e médio porte para grande e dono de uma inteligência invejável. É assim que podemos classificar o Rottweiler. Para se ter uma ideia, ele consegue aprender comandos com apenas cinco repetições e em 95% das vezes o aprendizado ocorre logo na primeira tentativa. É um ótimo cão de guarda.

Por outro lado, o tutor precisa ter pulso firme com a raça, uma vez que ela pode ser bastante teimosa, caso não seja adestrada corretamente. Geralmente, ela é mais dócil com os moradores da casa, porém, é agressiva com as outras pessoas que não vivem na residência.

Dobermann

A andadura desse animal é elástica e leve. Ele consegue cobrir terrenos extensos graças a sua estrutura média, forte e bem musculosa. Se for acostumado e treinado, pode ter um ótimo relacionamento com as crianças. A característica da raça é mais protetora do que brincalhona.

É importante destacar que o Dobermann não convive bem com outros cães, além de serem mais reservados com pessoas que não vivem em sua residência. Caso identifique alguém como invasores, o cão de guarda pode atacar.

Dogue Alemão

Como pontos positivos, é possível destacar o temperamento equilibrado, a facilidade em conviver com as crianças e com os outros cães. Apesar do tamanho assustador, o cão não é agressivo.

É uma raça com muita noção de territorialidade e bastante protetora  Porém, tenha cuidado com a  característica preguiçosa do animal. O sedentarismo pode fazer com que ele engorde, causando sérios problemas musculares e ósseos.

Bullmastiff

Com personalidade bipolar, essa raça pode ser tanto dócil quanto incisiva e agressiva. Esse tipo de comportamento é mais frequente com aquelas pessoas que ela considera como “ameaça” ou “inimiga” dos seus tutores.

No dia a dia, o temperamento do Bullmastiff é fácil de lidar, desde que ele tenha recebido o treinamento adequado quando filhote. Por isso, a forma como é adestrado vai influenciar bastante em sua postura quando estiver adulto.

Boxer

Preste atenção nas características desse cão de guarda: facilidade para se relacionar com crianças, é inteligente e não é agressivo. Além disso, muda de temperamento quando sentem que algum membro da sua família está sendo atacado.

Fila brasileiro

Para intimidar possíveis invasores, essa raça utiliza o seu latido alto como estratégia. O porte forte também costuma dar “medo” em quem passa próximo à Fila Brasileiro.

É uma raça teimosa, então, é fundamental ter paciência e pulso firme na hora de castrá-la. Por outro lado, é calma, atenciosa e muito fiel ao seu tutor. 

Assim como qualquer tipo de raça, um cão de guarda também precisa de cuidados com alimentação, higiene, entre outras questões.

Por isso, recomendamos acompanhar notícias em páginas que são especializadas no assunto, como: blog Petvi. A partir daí, terá mais tranquilidade e confiança para lidar com o seu melhor amigo.

Após descobrir quais são as raças indicadas para cão de guarda, siga-nos nas redes sociais e conheça outras curiosidades interessantes sobre o mundo animal.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS