Menu

Samarco conscientiza comunidade sobre a importância da coleta seletiva 

Iniciativa foi realizada no distrito de Santa Rita Durão em parceria com o poder público e empresas
03/07/2023 às 14:09
Tempo de leitura
3 min
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A Samarco, por meio da Gerência de Meio Ambiente, promoveu o Mutirão Ecológico e Educação Escoteira, em Santa Rita Durão, distrito de Mariana, em parceria com o poder público, Grupo Escoteiro do município e outras empresas, em junho.  Entre as ações, foram realizadas blitz educativa e visitas para informar à população sobre a importância da coleta seletiva na região.    

“Conseguimos envolver as crianças e os jovens escoteiros para disseminar, de porta em porta, a coleta seletiva. Buscamos desenvolver nossos projetos em parceria com instituições e, dessa vez, contamos com vários participantes, ” ressaltou o especialista de Meio Ambiente, Vinícius Loyola.   

Durante a ação, bombonas e galões de água foram entregues para a Escola Municipal Sinhô Machado, além de 24 coletores disponibilizados para a coleta seletiva na instituição. A iniciativa foi realizada em cumprimento à condicionante 13 da Licença de Operação Corretiva, obtida pela Samarco.    

“Conseguimos atingir nosso objetivo de disseminar a reciclagem, por meio de uma ação educativa, trabalho em equipe e contato com a realidade comunitária, vislumbrando a diminuição dos resíduos recicláveis na natureza, contribuindo para a geração de renda a partir do correto manejo do resíduo residencial. E isso não pode ser executado sem o apoio e confiança da comunidade, poder público, empresas parceiras e os voluntários, encorajados a seguir nesta tarefa com os membros juvenis, ” destacou o presidente do Grupo Escoteiro de Mariana, Luiz Tadeu Gabriel.    

Oficina Foto na Lata    

Moradores dos distritos de Camargos, Santa Rita Durão (Mariana) e Antônio Pereira (Ouro Preto) participaram da oficina Foto na Lata, que tratou de conceitos ambientais, como os 3 R´S – reduzir, reciclar e reutilizar, e artísticos, realizada em junho. A oficina mostrou formas adequadas de descartar materiais.    

A ação abordou o Pinhole, um processo alternativo de se fazer fotografia. O nome em inglês pode ser traduzido como “buraco de agulha”, por ser uma câmera fotográfica que não possui lentes, tendo apenas um pequeno furo e um material sensível à luz.  Essa iniciativa também foi realizada pela Gerência de Meio Ambiente da Samarco, em cumprimento da condicionante 13. 

Fonte: Samarco