Menu

Cirurgia Bariátrica – 6 passos para saber se o tratamento é ideal para você

14/10/2017 às 02:10
Tempo de leitura
15 min

Exercício e dieta sozinhos muitas vezes não conseguem efetivamente tratar pessoas com obesidade extrema e excessiva. A cirurgia bariátrica é uma operação que é realizada para ajudar esses indivíduos a perder peso. A evidência sugere que a cirurgia bariátrica pode baixar as taxas de mortalidade em pacientes com obesidade grave, especialmente quando combinada com alimentação saudável e mudanças de estilo de vida após a cirurgia.

Princípios da cirurgia bariátrica

O princípio básico da cirurgia bariátrica é restringir a ingestão de alimentos e diminuir a absorção de alimentos no estômago e nos intestinos.

O processo de digestão começa na boca onde os alimentos são mastigados e misturados com saliva e outras secreções que contêm enzimas. O alimento então chega ao estômago, onde é misturado com sucos digestivos e quebrado para que os nutrientes e calorias possam ser absorvidos. A digestão torna-se mais rápida à medida que os alimentos se movem para o duodeno (primeira parte do intestino delgado) onde é misturado com bile e suco pancreático.

A cirurgia bariátrica é projetada para alterar ou interromper esse processo de digestão para que os alimentos não sejam quebrados e absorvidos da maneira usual. Uma redução na quantidade de nutrientes e calorias absorvidas permite aos pacientes perder peso e diminuir seu risco de riscos ou distúrbios para a saúde relacionados à obesidade.

Índice de massa corporal (IMC)

O índice de massa corporal (IMC), uma medida de altura em relação ao peso, é usado para definir níveis de obesidade e ajuda a determinar se a intervenção bariátrica é necessária. A obesidade clinicamente grave descreve um IMC de mais de 40 kg / m² ou um IMC de mais de 35 kg / m² em combinação com graves problemas de saúde.

Os problemas de saúde associados à obesidade incluem diabetes tipo 2, artrite, doenças cardíacas e apneia obstrutiva severa do sono. A Food and Drug Administration (FDA) aprova o uso de bandas gástricas ajustáveis ​​para pacientes com IMC de 30 kg / m² ou mais que também possuem pelo menos uma dessas condições.

Tipos de Cirurgia Bariátrica

Existem vários tipos de cirurgias bariátricas que podem ser realizadas. A cirurgia pode ser realizada usando uma abordagem “aberta”, que consiste em abrir o abdômen ou por meio de laparoscopia, durante os quais os instrumentos cirúrgicos são guiados no abdômen através de pequenas incisões de meia polegada. Hoje, a maioria das cirurgias bariátricas é laparoscópica, pois comparada à cirurgia aberta, requer cortes menos extensivos, causa danos tecidos relativamente menores, leva a menos complicações pós-operatórias e permite a alta hospitalar anterior.

Existem quatro tipos de operações oferecidas:

  • Bandagem gástrica ajustável (AGB)
  • Bypass gástrico Roux-en-Y (RYGB)
  • Desvio biliopancreático com um interruptor duodenal (BPD-DS)
  • Gastrectomia de manga vertical (VSG)
Diagrama de Opções Cirúrgicas. Crédito da imagem: Walter Pories, MD FACS.
Diagrama de Opções Cirúrgicas. Crédito da imagem: Walter Pories, MD FACS

Cada um dos tipos de cirurgia tem vantagens e desvantagens e vários fatores do paciente afetam o procedimento escolhido, incluindo IMC, hábitos alimentares, problemas de saúde relacionados à obesidade e número de cirurgias estomacais anteriores. O paciente e o provedor devem discutir a opção mais adequada ao considerar os benefícios e riscos de cada tipo de cirurgia.

Riscos cirúrgicos e pós-operatórios

As pessoas que tiveram cirurgia bariátrica precisam aderir a uma dieta rigorosa e ao longo da vida e um plano de exercícios para prevenir complicações e evitar colocar o peso após a cirurgia. Além disso, os pacientes podem desenvolver excesso de pele solta e dobrada que requer mais cirurgia para remover e apertar.

Tal como acontece com todos os tipos de cirurgia, a cirurgia bariátrica está associada a riscos, incluindo sangramento interno, trombose venosa profunda, infecções e embolia pulmonar (coágulo de sangue nos pulmões). Estima-se que o risco de morrer logo após a cirurgia bariátrica é de cerca de 1 em 200.

6 Passos Para Saber Se a Cirurgia Bariátrica É Ideal Para Você

Para descobrir se a cirurgia bariátrica é a decisão certa, reveja as informações abaixo para obter mais informações a respeito do procedimento.

1 – Causas da Obesidade

Apesar dos pontos de vista ignorante e da discriminação de peso que ocorrem, as pessoas obesas não são preguiçosas, NÃO são ignorantes e NÃO são pessoas sem força de vontade. Em suma, a obesidade não é sua culpa.

A confluência de vários fatores levou ao aumento da obesidade no mundo. Eles incluem:

  • Obesidade e genética: hormonas que induzem a fome juntamente com o peso que nosso corpo naturalmente “quer” ser, também conhecido como Metabolic Set Point Theory
  • Vício em alimentos: quando a necessidade de alimentos leva alguém a desejar e persegui-lo sobre outras considerações razoáveis, como saúde pessoal, família, amigos, trabalho ou desejos pessoais fortes, como aparência ou evitando problemas de saúde relacionados à obesidade, como diabetes. Clique aqui para fazer o Quiz do Abuso de Alimentos para descobrir se você pode ser viciado em alimentos.
  • A prevalência e o marketing de escolhas alimentares pouco saudáveis ​​e hiper-palatáveis
  • Nosso estilo de vida exigente e tenso
  • Nossas escolhas (intencionalmente último na lista)

Temos milhões de anos de evolução trabalhando contra nós, levando-nos a adquirir alimentos que podem atuar contra nossa saúde. Temos um bombardeio constante de influências negativas. E muitos de nós tem uma vida cheia e cansativa, que faz com que encontrar tempo para comer de forma saudável seja um exercício quase impossível.

A cirurgia bariátrica não é para todos e traz riscos. Mas com os fatores acima, puxando tão forte na direção oposta, a cirurgia pode ser a única maneira de melhorar significativamente a saúde física e mental a longo prazo.

2 – Você é Candidato a Cirurgia?

Se você está lendo este artigo, provavelmente você está cansado dos efeitos que a obesidade pode ter, como problemas de saúde da obesidade, toxicodependência, depressão, fica sem fôlego rapidamente, discriminação da obesidade, problemas de relacionamento, pobre auto-imagem e programas de dieta e exercício com falha.

A cirurgia bariátrica provavelmente eliminará ou melhorará cada uma delas. Mas antes de saber se a cirurgia bariátrica é ideal para você, é importante entender que o procedimento não é para todos. Mesmo se você ajustar o perfil abaixo, a cirurgia bariátrica deve sempre ser o tratamento de último recurso.

Se você e seu médico decidirem que faz sentido avançar, esteja preparado para fazer muito trabalho antes da cirurgia bariátrica e pelo resto da vida. A cirurgia bariátrica deve ser considerada como uma das ferramentas mais eficazes disponíveis, mas para ter sucesso, você deve estar pronto para mudar sua vida completamente.

Pronto para descobrir isso? Ok, vamos começar…

Você já explorou outros tratamentos para a obesidade, incluindo dieta e planos de exercícios?

Se você está convencido de que novas tentativas de perder peso por conta própria serão infrutíferas, a ajuda profissional pode ser a resposta. Um estudo publicado no Journal Of The American Medical Association descobriu que a maioria dos pacientes está mais aberta para perder peso sob a supervisão de um médico.

Você é severamente obeso (IMC 35+)?

De acordo com as diretrizes dos Institutos Nacionais de Saúde, você poderia ser um bom candidato para o tratamento bariátrico se um dos seguintes pontos se aplica:

  • Você tem um índice de massa corporal (IMC) de 40 ou mais (“obesos mórbidos” ou “super-obesos”), ou
  • Seu IMC está entre 35 e 39,9 (“severamente obeso”) e você tem um problema de saúde grave relacionado à obesidade

Como você planeja pagar pelo tratamento bariátrico?

Ter certeza de que você pode pagar a cirurgia bariátrica é outra consideração importante quando se pensa em cirurgia de perda de peso. Se você tem plano de saúde, há muitos obstáculos a superar antes de sua cirurgia ser aprovada. Se você não tem plano, você precisará usar suas economias, ou tentar realizar a cirurgia pelo SUS.

Dados do Ministério da Saúde mostram que houve um aumento no número de cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS entre 2010 e 2015 – o aumento foi de 4.489 para 7.530 procedimentos.

Há alguma restrição de idade?

Podem realizar o tratamento cirúrgico, segundo protocolo do Ministério da Saúde:

a. Pessoas que apresentem IMC ≥50 Kg/m²;

b. Pessoas que apresentem IMC ≥40 Kg/m², com ou sem doenças associadas, sem sucesso no tratamento clínico por no mínimo dois anos.

c. Indivíduos com IMC > 35 kg/m² e com problemas de saúde como alto risco cardiovascular, Diabetes Mellitus e/ou Hipertensão Arterial Sistêmica de difícil controle, apneia do sono, doenças articulares degenerativas sem sucesso no tratamento clínico.

d. Nos jovens entre 16 e 18 anos, a cirurgia poderá ser indicada após avaliação de dois profissionais para que seja analisada a fase de crescimento.

A cirurgia bariátrica está disponível em todos os estados do Brasil?

Atualmente, o SUS conta com 75 hospitais habilitados para atendimentodas pessoas com obesidade, em 21 estados: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O paciente que precisar da cirurgia onde não há oferta do tratamento poderá receber um encaminhamento para outro estado, através da Central Nacional, que irá encaminhá-lo para o hospital habilitado.

3 – Suas expectativas de vida após a cirurgia de perda de peso combinam a realidade?

Você deve trabalhar com seu médico para estabelecer metas realistas pós-operatório. Você também deve obter uma sólida compreensão das mudanças que você experimentará durante a vida após a cirurgia de perda de peso .

Em geral, aqui está o que esperar:

Do lado positivo:

  • Dependendo do tipo de cirurgia bariátrica que você escolher, o paciente típico pode esperar perder de 25% a 80% de seu excesso de peso. Seu objetivo inicial deve ser obter seu índice de massa corporal abaixo de 30. É possível um IMC de 25, mas 30 devem ser o alvo real, pois é onde muitas das condições de saúde relacionadas à obesidade começam a mostrar melhorias significativas. (Por sinal, seu corpo não quer que você seja muito magro. As pessoas moderadamente com excesso de peso realmente vivem mais do que aquelas que tem peso “normal”.
  • Seus problemas de saúde da obesidade desaparecerão inteiramente ou serão muito melhorados. Por exemplo, um estudo da Cleveland Clinic mostrou que 83% dos pacientes com diabetes tipo II (estudo não incluiu pacientes com balão gástrico ) tiveram resolução completa da doença após a cirurgia bariátrica.
  • A gravidez após a cirurgia de perda de peso também será muito mais segura do que seria se você não tivesse a cirurgia. Em muitos casos, a cirurgia cura completamente a infertilidade relacionada ao peso.

Do lado desafiador:

  • Como discutiremos mais adiante na página, isso não será um processo fácil. Sua nova dieta bariátrica e seu programa de exercícios de perda de peso exigirão um compromisso vitalício.
  • Você não verá os resultados do tratamento bariátrico durante a noite. Seu peso mais baixo normalmente não será alcançado até 1 a 3 anos.
  • Uma vez que você alcança seu ponto baixo, é provável que você experimente algum aumento de peso após a cirurgia bariátrica.
  • Você ainda deve avaliar e compreender os possíveis riscos de cirurgia bariátrica e complicações que podem ocorrer devido ao procedimento.
  • Relacionamentos com familiares e amigos podem mudar. (mais sobre isso mais abaixo na página).
  • Os desejos de alimentos pouco saudáveis ​​podem ou não desaparecer após a cirurgia (as cirurgias mal absortivas tendem a reduzir os cravings de alimentos mais do que procedimentos puramente restritivos ). Se você derivar os desejos, reduzirá suas chances de atingir o peso da meta e aumentar o risco de complicações.

Como mencionado acima, o tratamento bariátrico pode ser a melhor ferramenta para torná-lo mais feliz e saudável, mas isso é tudo uma ferramenta. Você será a chave para torná-lo bem-sucedido.

4 – O seu médico concorda que o tratamento bariátrico é uma boa opção?

A internet pode ser uma boa fonte de pesquisa sobre a Cirurgia Bariátrica, mas você sempre deve seguir os conselhos de seu médico ao determinar o que é melhor.

O seu médico pode insistir que você:

  • Tenha um IMC abaixo de 50 ou perca 10% do seu peso antes da cirurgia. Quanto maior o seu IMC, maior o risco de complicações. No entanto , muitos cirurgiões não requerem nenhuma perda de peso antes da aprovação da cirurgia bariátrica.
  • Tenha uma certa idade, pois o risco de complicações pode aumentar à medida que envelhece. Se você tem mais de 50 anos, seu médico provavelmente precisará de depuração cardíaca antes de aprovar a cirurgia.
  • Tenha idade suficiente. A cirurgia bariátrica em adolescentes para perda de peso pode ou não ser apropriada.
  • Não sofre de certas condições médicas
  • Não tome certos medicamentos que possam aumentar seus riscos de cirurgia bariátrica.

Se o seu médico disser que não, não desista tão fácil, especialmente se você tiver certeza de que isso é certo para você. Pergunte a ele se há outro tratamento bariátrico que ele considere seguro. Se a resposta ainda for não, você pode procurar um outro médico para ter certeza de que você não deve mesmo realizara a cirurgia bariátrica.  Alguns médicos bariátricos se especializam em pacientes de alto risco.

5 – Sua família e amigos apoiarão seu tratamento bariátrico?

Certifique-se de ter uma boa rede de suporte antes e depois da cirurgia e fale aos seus amigos e familiares tanto quanto possível sobre seus desejos e objetivos, e também suas preocupações e inseguranças. Isso irá ajudá-los a entender sua escolha e levá-los a bordo com a certeza de que você tenha a experiência mais bem sucedida possível.

“Será que haverá ciúmes do seu parceiro ou de seus amigos?”

Você precisará de ajuda de familiares, amigos e grupos dedicados, como grupos de suporte de cirurgia de perda de peso em pessoa ou grupos de suporte de perda de peso online para ter sucesso. É difícil subestimar a importância desse suporte.

Por exemplo, sua família estará disposta a fazer compras de forma diferente para manter os alimentos errados fora da casa? Eles vão considerar suas novas limitações de dieta ao encomendar em um restaurante para ajudar a manter a tentação? Essas escolhas podem fazer ou quebrar seu novo estilo de vida.

Haverá sentimentos de ciúme do seu parceiro ou seus amigos se você começar a atrair novos ou diferentes tipos de atenção quando estiver em público?

Sua família está disposta a fazer exercícios com você para ajudá-lo a acompanhar?

Mesmo que sua família já seja solidária, eles precisam ser educados para entender por que seus novos hábitos são tão importantes. Sente-se com eles.

6 – Você está disposto a fazer o que for necessário para tornar seu tratamento bariátrico bem sucedido?

É hora de considerar as mudanças que são necessárias após a cirurgia de perda de peso.

Você terá que se comprometer com o seguinte PARA O RESTO DA SUA VIDA:

  • Dieta bariátrica
  • Uma nova rotina de exercícios de cirurgia de perda de peso
  • Vitaminas bariátricas
  • Visitas ao médico de acompanhamento (como parte da vida após a cirurgia de perda de peso )

Resumo

Apesar do que muitas pessoas pensam, o tratamento bariátrico não é uma “saída fácil”. Cumprir os muitos requisitos pode ser muito difícil, especialmente quando você está apenas se acostumando com a nova rotina. Além disso, pode ser tentador recuar em seus velhos hábitos com o passar do tempo.

Isenção de responsabilidade: as informações contidas neste site são fornecidas para fins de informações gerais e seus resultados específicos podem variar dependendo de uma variedade de circunstâncias. Não se destina nem deve ser invocado como conselho médico. Em vez disso, ele é projetado para suportar, não substituir, a relação que existe entre um paciente / visitante do site e seu (s) médico (s) existente (s). Antes de usar qualquer uma das informações fornecidas no site, você deve procurar o conselho de um médico qualificado, dieta, fitness ou outro profissional apropriado.

Leia Também: Saúde Mental – A Nutrição de um Corpo Saudável Se Inicia Nutrindo o Cérebro

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 12:10