Menu

Novembro azul: Uma campanha de encorajamento

07/11/2018 às 10:30
Tempo de leitura
2 min

Novembro é o mês da conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata; oportunidade ímpar para se lembrar da importância do cuidado com a saúde do homem.

Em 2003, na Austrália, um grupo de amigos criava o que seria conhecido como “Movember”, termo composto pela junção das palavras moustache (bigode) e November (novembro) que consistia num movimento em que os homens passariam o mês de novembro barbeados, deixando apenas o bigode crescer, como uma forma de chamar atenção dos homens para a prevenção do câncer de próstata.

A partir de 2004,a iniciativa do Movember cresceu e entre os objetivos propostos constava a angariação de fundos para  apoiar as instituições envolvidas no tratamento do câncer de próstata no país onde o movimento surgiu , ganhando ,posteriormente,  adeptos em outros países.

Em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida introduziu a abordagem ao câncer de próstata no Brasil por meio da campanha Um Toque, Um Drible, com o objetivo de quebrar tabus relacionados à ida do homem ao médico. A partir daí iniciou-se a promoção de mobilizações focadas na saúde do homem durante todo o mês de novembro, surgindo, assim a campanha intitulada Novembro Azul.

A campanha Novembro Azul, em suma, visa à atenção à saúde masculina e o incentivo para que os homens se conscientizem sobre a importância das doenças a eles relacionadas e percam o receio de buscar atendimento médico a fim de prevenirem-se sobretudo contra o câncer de próstata que é uma neoplasia classificada como uma das mais importantes causas de morte nos homens.

Última atualização em 19/08/2022 às 10:12