14.6 C
Belo Horizonte
quarta-feira, 29 junho 2022

Quem disse que o açúcar é vilão?

Quando se inicia uma dieta com o...

Como encontrar motivação para ser fisicamente ativo?

Tão importante quanto praticar exercícios físicos é...
Portal Mais MinasColunasNutrição e AlimentaçãoNovembro azul: Uma campanha de encorajamento

Novembro azul: Uma campanha de encorajamento

Franciele Santana
Franciele Santana
Nutricionista, natural de Ouro Preto/MG, e uma admiradora da arte da escrita, almejo proporcionar saúde compartilhando meus conhecimentos de modo a agregar melhorias na vida do maior número de pessoas possível.

Novembro é o mês da conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata; oportunidade ímpar para se lembrar da importância do cuidado com a saúde do homem.

Em 2003, na Austrália, um grupo de amigos criava o que seria conhecido como “Movember”, termo composto pela junção das palavras moustache (bigode) e November (novembro) que consistia num movimento em que os homens passariam o mês de novembro barbeados, deixando apenas o bigode crescer, como uma forma de chamar atenção dos homens para a prevenção do câncer de próstata.

A partir de 2004,a iniciativa do Movember cresceu e entre os objetivos propostos constava a angariação de fundos para  apoiar as instituições envolvidas no tratamento do câncer de próstata no país onde o movimento surgiu , ganhando ,posteriormente,  adeptos em outros países.

Em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida introduziu a abordagem ao câncer de próstata no Brasil por meio da campanha Um Toque, Um Drible, com o objetivo de quebrar tabus relacionados à ida do homem ao médico. A partir daí iniciou-se a promoção de mobilizações focadas na saúde do homem durante todo o mês de novembro, surgindo, assim a campanha intitulada Novembro Azul.

A campanha Novembro Azul, em suma, visa à atenção à saúde masculina e o incentivo para que os homens se conscientizem sobre a importância das doenças a eles relacionadas e percam o receio de buscar atendimento médico a fim de prevenirem-se sobretudo contra o câncer de próstata que é uma neoplasia classificada como uma das mais importantes causas de morte nos homens.

* Esse texto é um artigo de opinião do colunista e pode não representar a posição do portal Mais Minas sobre o assunto.

Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: