Menu

A Prevenção do Câncer Ocorre Em Todos os Meses, no Nosso Dia a Dia

15/11/2017 às 23:28
Tempo de leitura
4 min

A Prevenção do Câncer Ocorre Em Todos os Meses, no Nosso Dia a DiaOs meses de outubro e novembro são dedicados à campanha de prevenção do câncer de mama e próstata, respectivamente.  Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é , sem considerar o câncer de pele não melanoma, o tipo mais comum entre as brasileiras, enquanto o câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais frequente entre os homens brasileiros, perdendo apenas para os tumores de pele do tipo não melanoma.

O câncer é uma doença caracterizada pelo crescimento desordenado das células, decorrente de alterações genéticas, que podem ocorrer devido a fatores genéticos ou ambientais.  Os fatores ambientais que podem ocasionar o câncer podem ser de origem física, química ou biológica.

Quando o câncer é provocado por fatores ambientais, muitos casos podem ser evitados por meio da aquisição de hábitos mais saudáveis, como a prática de atividade física e alimentação balanceada.

Para se prevenir o câncer deve-se evitar alimentos com alto teor de gordura saturada, colesterol, açúcares e em contrapartida ter um consumo regular de cereais, frutas e legumes, pois estes são ricos em vitaminas e minerais capazes de fortalecer nosso sistema imune além de serem fontes de fitoquímicos que são substâncias que ajudam a proteger o organismo de desenvolver um câncer. No quadro abaixo listamos os principais fitoquímicos relacionados à prevenção do câncer e suas principais fontes alimentares:

Fitoquímico Fonte
Isoflavonas Soja
Licopeno Tomate
Resveratol Uva
Quercetina Maçã
Antocianina Frutas Vermelhas

 

Dicas de prevenção do câncer:

  • As carnes vermelhas e as processadas (linguiças, salsichas, bacon) quando consumidas em excesso aumentam o risco de se desenvolver câncer , por isso deve-se evitar ao máximo o consumo das mesmas e aumentar o consumo de carnes brancas como aves e peixes.
  • O consumo de embutidos (mortadela, salame, presunto, etc.) também é preocupante, visto que estes possuem em sua composição nitritos e nitratos, os quais são utilizados como conservantes de alimentos, mas são considerados compostos carcinogênicos.
  • A escolha da forma de preparo dos alimentos também deve ser cuidadosa, visto que preparações realizadas em altas temperaturas, sobretudo sobre a chama como no caso do churrasco, causam a produção de alguns compostos carcinogênicos.
  • O consumo excessivo de álcool e o tabagismo também são práticas associadas ao aumento do risco de desenvolvimento de diversos tipos de câncer, portanto devem ser desencorajadas.

Em resumo podemos dizer que a prevenção do câncer, independente do tipo, se dá pela moderação e equilíbrio. Deve-se evitar o consumo de alimentos potencialmente carcinogênicos e optar por hábitos considerados preventivos. É comum de se ouvir popularmente que “tudo causa câncer e que se formos considerar tudo que falam não fazemos nem comemos nada”, porém não é proibido, por exemplo, o consumo de churrasco e carne vermelha, desde que não seja um hábito rotineiro. Se existem estudos que comprovam que um hábito causa câncer e o outro previne não nos custa considerá-los. Não é necessário que se corte radicalmente da dieta tudo o que se habituou a consumir ao longo da vida (isso seria socialmente inviável), mas vale a pena optar pelo consumo consciente, pois a prevenção é sempre melhor que tratamento.

Leia Também:

Última atualização em 19/08/2022 às 12:05