A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais – SESMG divulgou nesta terça-feira (03), um manual para os mineiros se protegerem contra o novo coronavírus. Denominado “Enfrentamento ao Coronavírus”, a cartilha ensina sete passos para evitar a proliferação do vírus em Minas Gerais.
De acordo com a Saúde, no estado já foram notificados 52 casos de suspeita da doença, porém, nenhum deles foi confirmado. A primeira suspeita de infecção pelo COVID-19 em Minas Gerais foi notificada no dia 28 de janeiro deste ano. O total de notificações, 52 (92,3%), que atendem à definição da OMS, permanecem em investigação, enquanto que 4 (7,7%) foram descartados, e nenhum foi confirmado.
Segundo a SESMG, “Os exames dos pacientes com critério de caso suspeito, são coletados nas unidades de serviços de saúde e enviados ao LACEN – MG, Funed, onde são realizados o painel viral e de acordo com critério de suspeição e resultado, são encaminhados a Fiocruz”.
Medidas de Prevenção ao Coronavírus
- Evite levar as mãos ao rosto, principalmente à boca;
- Tenha sempre álcool em gel por perto para garantir que as mãos estejam esterilizada;
- Lave sempre as mãos com água e sabonete;
- Se tossir ou espirra proteja a boca e o nariz;
- Mantenha-se hidratado, bebendo bastante água e
- Não compartilhem itens de uso pessoal, como talheres, copos, toalhas e travesseiros.
Novo Coronavírus no Brasil e Mundo
Até esta terça-feira (3) foram confirmados 92.314 casos do novo coronavírus no mundo. 80.151 dos registros são de Mainland China. Na França foram confirmados 204 casos, em Israel 12 e 2.036 na Itália.
Duas mil e noventa pessoas foram a óbito no mundo em decorrência da doença. O vírus se espalhou para 190 países.
No Brasil há registro de dois casos confirmados para o vírus, ambos em São Paulo. Há suspeita de 433 casos no Brasil.
Na tarde de hoje, o Ministério da Saúde anunciou que 30 mil kits de diagnósticos de coronavírus serão distribuídos para todas as regiões do país. Atualmente, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Goiás realizam o teste.
Região dos Inconfidentes
Em Mariana e Itabirito não há registro de suspeita para o coronavírus, já em Ouro Preto um caso está sendo investigado.