A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a Secretaria de Saúde, começou nesta sexta-feira (18), uma intensificação nas ações de combate contra a Sífilis. As ações buscam informar a população sobre a importância de se ter um diagnóstico precoce da doença, além de abordar assuntos como o tratamento e a prevenção. A campanha, acontece até o dia 25 de outubro, e tem um cronograma especial durante a semana.
São distribuídos mensalmente nas unidades de saúde da capital mineira, cerca de 700 mil preservativos. Além disso, exames e testes rápidos para o diagnóstico da sífilis são disponíveis nos 52 Centros de Saúde e também nos dois Centros de Testagem e Aconselhamento da cidade de Belo Horizonte: um no bairro Sagrada Família e outro no Centro.
A doença tem cura e, quanto mais rápido o diagnóstico e o início do tratamento, menores os riscos. O tratamento é feito com injeção de penicilina benzatina (benzetacil), que pode ser aplicada no Centro de Saúde da cidade.
Confira a programação
18 de outubro, das 11h às 14h
Distribuição de informativos e preservativos para usuários dos Restaurantes Populares de Belo Horizonte.
21 a 25 de outubro, das 8h às 17h
Intensificação da oferta de teste rápido nos Centros de Testagem e Unidades de Referência.
– Rua Saturnino de Brito, 17 – Centro /3º andar
– Rua Joaquim Felício, 141 – Sagrada Família
– Rua Paraíba, 890 – Funcionários
– Alameda Vereador Álvaro Celso, 241 – Santa Efigênia
23 de outubro, às 9h30
Ação de mobilização na estação Central do Metrô.
24 de outubro, às 9h
Ação de mobilização próximo à Rodoviária e do Centro de Testagem e Aconselhamento UAI (rua Saturnino de Brito, 17 – Centro /3º andar).
O número de casos de sífilis em Minas Gerais
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o número de casos de sífilis em Minas Gerais vem aumentando durante o ano de 2019. No estado, foram registrados até o mês agosto 8.235 notificações da doença. No ano passado foram registradas durante todo o ano 14.842 casos.
Em Belo Horizonte, de janeiro a junho deste ano, foram registrados 1.185 casos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
Confira os números referentes às notificações de sífilis em Minas Gerais entre 2017 e 2019:
Leia também: Sarampo: conheça mais sobre a doença e a vacinação