Menu

Sisu: estudantes relatam erros e lentidão para se inscrever no sistema

21/01/2020 às 15:06
Tempo de leitura
2 min

As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2020, para aqueles candidatos que fizeram o Enem 2019 e desejam entrar em uma universidade pública, foram abertas desde o início da madrugada desta terça-feira (21). Entretanto, já neste primeiro dia de inscrições, estudantes relataram alguns problemas para utilizar o site e se inscrever no sistema.

Muitos destes estudantes publicaram em suas redes sociais reclamações sobre lentidão e falhas no site. Prints com a mensagem “Erro inesperado. Por favor tente novamente mais tarde.”, que apareceu para alguns usuários enquanto tentavam se inscrever, foram postados.

Outros candidatos que tentaram se inscrever no sistema na manhã desta terça-feira também apontaram que o site apresentava erros quanto ao prazo de inscrição.  Isso porque, ao entrar na página do Sisu e clicar na opção “Fazer inscrição”, a mensagem “Inscrições encerradas”  apareceu para muitos usuários.

https://twitter.com/rainhaesposito/status/1219620474373705729

Após ter conhecimento das reclamações, o ministro da Educaçao, Abraham Weintraub, publicou um vídeo em suas redes sociais afirmando que “O Sisu está funcionando normalmente” e que o sistema já havia registrado, até aquele momento, cerca de 500 mil inscrições.  Na legenda do vídeo, Weintraub ainda destacou a prorrogação do prazo para as inscrições no sistema.

Inscrições 

As inscrições do Sisu serão encerradas no próximo domingo, dia 26 de janeiro. O prazo inicial se encerraria na sexta-feira ( 24) mas foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC) por causa dos erros nas notas do Enem.

No momento da inscrição no sistema, o candidato pode escolher até duas opções de curso, de acordo com sua preferência. Ao final da seleção, o próprio sistema selecionará as melhores classificações em cada curso de acordo com as notas informadas.

Até o final do prazo, os estudantes podem alterar suas inscrições e opções de curso. Caso o candidato seja aprovado nos dois cursos nos quais se inscreveu, prevalecerá a primeira escolha informada por ele.

Leia também: IFMG tem 1038 vagas disponíveis em 52 cursos pelo SISU

COMENTÁRIOS