O Atlético enfrenta seu xará goianiense na noite deste domingo, 17 de outubro, às 18h15, no Estádio Antônio Accioly, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Galo conta com um retrospecto muito favorável para vencer o confronto e manter a invencibilidade no Brasileirão, que já dura 18 partidas.
Falando em invencibilidade, o Atlético quase não sabe o que é perder para o Atlético-GO. São sete jogos que o Alvinegro não perde contra o xará goianiense. A única vez que o Galo perdeu na história do confronto foi em setembro de 2011, pelo placar mínimo, no Estádio Serra Dourada. De lá para cá, foram cinco vitórias alvinegras e dois empates. Desde 2017, o time mineiro só vence o Dragão.
No retrospecto completo do confronto, o Atlético tem nove vitórias, três empates e uma derrota, dando em um aproveitamento de 69% contra o Atlético-GO.
O Galo é líder isolado do Brasileirão, com 56 pontos, e vive a expectativa de conquistar o título da competição após 50 anos. Para manter a distância do poderoso Flamengo, que venceu as últimas duas edições do Brasileirão, o Atlético precisa continuar pontuando em todas as partidas. Já o Atlético-GO é o 11º colocado, com 31 pontos conquistados.
Para o confronto contra o Dragão, o Atlético terá o retorno do lateral-esquerdo Guilherme Arana e do zagueiro Junior Alonso, que estavam disputando as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 com suas seleções. Por outro lado, os atacantes Hulk e Savarino são dúvidas, já que desfalcaram o último jogo por lesão. Além deles, o atacante Eduardo Vargas também está lesionado e desfalca a equipe alvinegra diante do Atlético-GO.
Apesar do retorno dos selecionáveis, o técnico Cuca pode optar por poupá-los neste final de semana pensando no confronto de ida das semifinais da Copa do Brasil na próxima quarta-feira, 20 de outubro, às 21h30, no Mineirão, diante do Fortaleza. O mesmo vale para o meia Nacho Fernández, que vem sofrendo para manter a forma física ideal com o calendário cheio.
O confronto entre os xarás neste domingo terá transmissão do canal Premiere.
Prováveis escalações
Atlético-GO: Fernando Miguel; Arnaldo, Wanderson, Éder e Igor Cariús; Matheus Barbosa, Willian Maranhão e João Paulo; André Luís, Zé Roberto e Ronald. Técnico: João Paulo Sanches.
Atlético: Everson; Mariano (Guga), Nathan Silva, Junior Alonso (Réver) e Guilherme Arana (Dodô); Allan, Jair e Zaracho; Dylan (Nacho Fernández), Keno e Diego Costa. Técnico: Cuca.
Arbitragem
- Árbitro: Raphael Claus (SP)
- Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
- Quarto árbitro: Gabriel dos Santos Queiroz (GO)
- VAR: Pericles Bassols Pegado Cortez (SP)