A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hemominas, realizou, no último sábado, dia 18 de maio, uma campanha de doação de sangue na Policlínica Municipal. Essa ação tem por objetivo a manutenção dos bancos de sangue da Fundação.
Na ocasião, o secretário de Saúde de Ouro Preto, Leandro Moreira, reforçou que essa é mais uma grande ação da saúde no município e destacou a parceria com o Hemominas na realização da campanha, possibilitando que os ouro-pretanos doem sem precisarem se deslocar para outras cidades. Além disso, Leandro também destacou que, em novembro, será realizado mais um mutirão de doação de sangue, com mais 180 vagas para doadores.
Participaram da campanha 184 doadores, totalizando 129 bolsas que podem auxiliar até 516 pacientes. Gilberto Mendes, um dos doadores, ressaltou que a doação de sangue é muito importante. “Eu já sou doador há algum tempo e é muito bom”, declarou Gilberto.
Rosangela de Castro, da Fundação Hemominas, alertou que a situação atual dos bancos de sangue é crítica e destacou também a importância da doação de sangue. “Sangue é vida, nós estamos aqui para somar e ajudar essas pessoas que necessitam da doação de sangue”, disse ela.
Doar sangue é um ato de solidariedade que salva vidas. Cada doação pode beneficiar até quatro pessoas, nas mais diversas situações, como cirurgias, acidentes, doenças graves ou complicações durante o parto. Esse é um procedimento simples, seguro e rápido, no qual o doador é submetido a uma triagem clínica com a verificação dos sinais vitais e a aplicação de um questionário para avaliar a saúde e a elegibilidade do doador.
Texto: Luzimara Santos/ Revisão: Greiza Tavares/PMOP