Menu

Sorteios da Libertadores e Sul-Americana acontecem nesta segunda

13/05/2019 às 17:10
Tempo de leitura
3 min

Serão definidos hoje os confrontos das oitavas de final da Copa Libertadores e da fase de “16 avos” da Copa Sul-Americana. Os sorteios serão realizado em cerimônia, às 21h30, na sede da Conmebol, no Paraguai. O sorteio também definirá qual o chaveamento até a final das duas competições.
Seis clubes brasileiros ainda estão vivos na Libertadores. São eles Athletico Paranaense, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Internacional e Palmeiras. Já na Sul-Americana, ainda disputam Atlético-MG, eliminado da Libertadores mas classificado para a “Sula” por ficar em terceiro em seu grupo, Botafogo, Corinthians e Fluminense.

Copa Libertadores


O sorteio da Libertadores promete grandes emoções. Como funciona no sistema de potes, onde os primeiros colocados dos grupos enfrentam os segundos, alguns clássicos regionais podem acontecer ainda nas oitavas. Podemos ter logo um Gre-Nal logo de cara. Também existe a chance de Boca e River reeditarem a final do ano passado.
Clássicos nacionais também podem vir a acontecer. Athletico Paranaense e Grêmio ficaram na segunda colocação em seus grupos e podem enfrentar qualquer um dos outros quatro brasileiros restante. Cruzeiro, Flamengo, Internacional e Palmeiras passaram em primeiro nas suas chaves.
Vale ressaltar que pela vantagem dos primeiros lugares, todos os times do pote 1 farão o segundo jogo das oitavas em casa. Também é importante lembrar que não há restrição de confronto de equipes do mesmo país ou grupo e que na Libertadores ainda se usa o critério de gols fora de casa.

Potes

Pote 1: Boca Juniors (ARG), Cerro Porteño (PAR), Cruzeiro (BRA), Flamengo (BRA), Internacional (BRA), Libertad (PAR), Olímpia (PAR) e Palmeiras (BRA).
Pote 2: Athletico Paranaense (BRA), Emelec (EQU), Godoy Cruz (ARG), Grêmio (BRA), LDU (EQU), Nacional (URU), River Plate (ARG) e San Lorenzo (ARG).

Copa Sul-Americana


Já a Sul-Americana vem para essa fase fortalecida com os times que ficaram em terceiro lugar em seus grupos na Libertadores, como é o caso do Atlético. A exemplo da Libertadores, o sorteio de hoje também definirá o chaveamento até a final da competição.
O sorteio da “Sula” também funciona no esquema de potes e pode reservar encontro entre brasileiros já na próxima fase. Atlético e Botafogo estão na primeira repartição e Corinthians e Fluminense na segunda. É importante lembrar que não há restrição de confronto de equipes do mesmo país e que na Sul-Americana ainda se usa o critério de gols fora de casa.
Para chegar nessa fase Botafogo passou pelo Defensa y Justicia, o Fluminense superou o Antofagasta, e o Corinthians passou pelo Racing. O Galo, como já foi dito, entrou após ficar em terceiro em seu grupo, na Libertadores. Outros três brasileiros foram eliminados na primeira fase: Bahia, Santos e Chapecoense.
Os times do pote 1 decidem a classificação em casa.

Potes

Pote 1: Palestino, Deportivo Lara, Sporting Cristal, Peñarol, Atlético-MG, Melgar, Tolima, Universidad Católica, Atlético Nacional, Caracas, Colón, Independiente, Macará, Botafogo, Santaní e Cerro
Pote 2: Fluminense, Corinthians, Liverpool, River Plate do Uruguai, Wanderers, Deportivo Cali, La Equidad, Rionegro, Unión La Calera, Unión Española, Independiente Del Valle, Universidad Católica, Zulia, Royal Pari, Sol de América e Argentinos Juniors
Tanto a Libertadores como a Sul-Americana serão decididas em final com jogo único. A da primeira em Santiago, no Chile, e a da segunda em Assunção, no Paraguai.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 08:17