Menu

Tabu! Atlético pode repetir feito de 1980 com o Campeonato Mineiro de 2022

A última vez que o Galo conquistou o Campeonato Mineiro por três vezes consecutivas foi em 1980.
24/01/2022 às 14:14
Tempo de leitura
3 min
Foto: Pedro Souza/Atlético
Foto: Pedro Souza/Atlético

Depois de viver o ano mais vitorioso de sua história no ano passado, o Atlético inicia a temporada 2022 na quarta-feira, 26 de janeiro, às 19h, no Estádio Castor Cifuentes. O Galo fará sua estreia no Campeonato Mineiro, fora de casa, diante do Villa Nova.

Tabu! Atlético pode repetir feito de 1980 com o Campeonato Mineiro de 2022
Foto: Pedro Souza/Atlético

Se em 2021 o tabu atleticano era conquistar o Campeonato Brasileiro após 50 anos, o deste ano, além das principais competições, o Atlético tem a missão de repetir um outro feito que não acontece há 42 anos: conquistar o tricampeonato mineiro.

A última vez que o Atlético conquistou o Campeonato Mineiro por três vezes consecutivas foi em 1980. Com craques históricos, como João Leite, Luisinho, Toninho Cerezo, Éder Aleixo, Palhinha e Reinaldo, o time comandado por Procópio Cardoso venceu 18 das 20 partidas daquela edição do estadual. A única derrota foi para a Alfenense.

O título de 1980 faz parte de uma sequência de conquistas estaduais que durou por seis anos, portanto, de 1978 a 1983 o campeão mineiro foi o Atlético. Desde então, o Galo teve a oportunidade de ser tricampeão estadual quatro vezes, mas não conseguiu. A mais recente foi em 2014, quando levantou o caneco em 2012 e 2013, mas acabou perdendo o título para o Cruzeiro, que foi campeão mesmo sem vencer nenhum dos dois jogos da final. Na oportunidade, o clássico terminou em empate sem gols, contando os dois jogos, mas a Raposa acabou se sagrando campeão por ter feito uma campanha melhor na primeira fase.

Assim como nos dois anos anteriores, o Atlético tem grande favoritismo para conquistar o título mineiro em 2022. No entanto, para repetir o feito de 1980, o Galo precisa ficar atento às decisões anteriores. Em 2020, o alvinegro teve facilidade para superar o Tombense por 3 a 1 no placar agregado, mas no ano posterior, além de perder o clássico para o maior rival, o time preto e branco não venceu nenhum jogo na fase eliminatória, empatando com o Tombense em 1 a 1 e depois tendo dois empates sem gols nas finais diante do América. Na ocasião, o Atlético se sagrou campeão por ter feito a melhor campanha na primeira fase.

O Atlético é o maior campeão mineiro, o maior campeão estadual da Série A e o quinto clube brasileiro que mais vezes conquistou a taça do seu estado. Veja a lista:

  1. ABC – 56 títulos
  2. Bahia – 49
  3. Paysandu – 49
  4. Rio Branco – 48
  5. Atlético – 46

A edição de 2022 do Campeonato Mineiro é a chance do Atlético conquistar seu primeiro título no ano e inaugurar a prateleira de troféus brasileiros do técnico Antonio “El Turco” Mohamed. Em primeiro momento, o Galo deverá disputar as primeiras rodadas do estadual com sua equipe reserva, composta por jogadores do sub-20 e atletas que tiveram menor minutagem no ano passado. A expectativa do torcedor é pelas estreias dos atacantes Fábio Gomes e Ademir, além do zagueiro Godín, reforços que chegaram para esta temporada e que já estão registrados no BID da CBF para poderem estrear com a camisa alvinegra.

Última atualização em 19/08/2022 às 05:38