O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirmou nessa segunda-feira (28), na 16º Alta Airline Leaders Forum, que ocorre em Brasília, que em breve irá acabar o valor adicional de tarifa de embarque pago para voos estrangeiros.
Nas falas de Freitas, “Os 18 dólares que são pagos a gente deve eliminar em breve”. Esta é uma medida que faz parte de um plano de ação do governo para melhorar o mercado de aviação. Nele, outras mudanças também estão sendo estudadas.
Além dessa, o ministro da Infraestrutura comentou sobre as outras medidas tomadas, já em âmbito Executivo, para tornar mais atrativo o setor de aviação do país, como o fortalecimento dos mecanismos de arbitragem nos contratos de concessão.
“Resolvemos enfrentar várias questões importantes, como a questão do excesso de judicialização, fortalecendo mecanismos de arbitragem nos contratos de longo prazo. Editamos decreto de arbitragem. Enfrentamos a questão do risco cambial, desenvolvemos mecanismo de tratamento desse risco cambial dentro do contrato”, disse o ministro.
Além disso, Freitas ainda falou sobre os trabalhos para modernizarem o sistema de câmbio e a reforma do sistema financeiro. “Estamos trabalhando na modernização do nosso sistema de câmbio, operações de swap vão se tornar mais baratas. Estamos fazendo uma reforma no sistema financeiro, e vamos atuar justamente no gap do crédito, e isso significa aumentar a produtividade”, comentou o ministro da Infraestrutura.
O 16º Alta Airline Leaders Forum é um evento que reúne anualmente os mais altos executivos da industria aérea, representantes de Estado e autoridades da aviação civil, integrantes de associações e fornecedores do setor.
Leia também: Instituto Mário Penna oferece 460 vagas para mamografias gratuitas em Belo Horizonte