Menu

Temporais causam estragos em várias cidades mineiras em dezembro

20/12/2019 às 10:40
Tempo de leitura
3 min

As fortes chuvas que estão acontecendo neste fim de ano estão deixando inúmeros  prejuízos por Minas Gerais, de norte a sul do estado. Congonhas, Barbacena, Ouro Preto, Goiabeiras, Belo Horizonte e Região Metropolitana, Muriaé, Tarumirim, Itabirito, Varginha, Montes Claros, Cataguases, Santa Rita do Sapucaí, Viçosa, Sete Lagoas, Uberlândia entre outras cidades sofreram com temporais, alagamentos e grandes estragos.

Estragos

Na tarde dessa última quinta-feira (19), a cidade de Barbacena, no Campo das Vertentes, ficou alagada em diversos pontos. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registradas ao menos 24 ocorrências, dentre alagamentos, ponte que cedeu, desmoronamentos, queda de árvores, motoristas ilhados e outros problemas.

Uma ponte cedeu totalmente na Rua Tancredo Neves, no Bairro Boa Morte, e foi sinalizada para evitar acidentes. Em outro local, no Distrito de Colônia Rodrigo Silva, houve o desabamento de uma casa e no caminho para o distrito uma árvore caiu sobre a rede elétrica.

Já em Cataguases, na Zona da Mata, quedas de árvores provocaram acidentes com veículos e cortes de energia afetaram a cidade nessa última quinta.

Em Santa Rita de Ouro Preto, um distrito da cidade de Ouro Preto, uma forte chuva provocou inundação na semana passada e deixou muitos prejuízos na última semana. Uma ponte não resistiu à grande vazão do rio que corta o distrito e colapsou impedindo totalmente o fluxo de veículos e pedestres.

Muriaé foi outra cidade que também sofreu com as chuvas, no início deste mês. Alagamentos, destelhamento de casas e quedas de árvores foram algumas consequências registradas pelo Corpo de Bombeiros após oito horas de chuva com volume de 55 milímetros. Uma mulher, de 41 anos, ficou ferida após tentar escapar de uma enxurrada no Bairro Santa Terezinha.

Emergência

Devido às chuvas, cerca de 14 cidades do estado já declararam situação de emergência e pediram ajuda ao Governo de Minas Gerais. Além disso, também foram registradas sete mortes nesta temporada de chuvas, muitas delas causadas por enxurradas.

A última vítima fatal foi Gislei Andrade de Oliveira, de 37 anos, que estava em um carro sobre uma ponte, em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Uma forte chuva alagou a região e seu carro foi arrastado pela enxurrada. Assim, Ibirité amanheceu devastada pelo temporal que aconteceu na sexta-feira, dia 13 de dezembro.

Mais chuvas

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), chuvas intensas podem acontecer a partir desta sexta-feira (20) em cidades do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Campo das Vertentes, Oeste, Sul/Sudoeste Mineiro, Noroeste, Região Metropolitana de Belo Horizonte e Zona da Mata. Sendo assim, nessas regiões há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, algumas precauções e medidas de segurança podem ser tomadas durante o período chuvoso. Não se arriscar em enchentes, dirigir com atenção redobrada e não se abrigar debaixo de árvores são algumas dicas.