Os testes vocacionais são amplamente usados por pessoas que estejam em fase da escolha profissional. Escolher uma profissão não é algo muito fácil, principalmente se você está cursando ainda o ensino médio ou fundamental. Entretanto, ao buscar por testes vocacionais na internet aparecem inúmeras opções e milhares de pessoas fazem esses testes todos os dias. Mas será que ao fazer um teste vocacional você é atrapalhado e confundido ou ajudado e orientado?
Essas avaliações geralmente indicam a tendência para o exercício de determinada atividade levando em consideração aptidões, interesses específicos e áreas de conhecimento. Além disso, verificam os níveis de interesse, personalidade e capacidade do profissional.
É possível realizar a avaliação online em alguns sites, como o do Cedaspy, rede de escolas de capacitação de jovens para o mercado de trabalho. “O teste vocacional é um grande aliado do jovem indeciso sobre qual profissão seguir. Também é indicado para quem já estabelecido, mas quer tentar algo novo”, afirma Andrei Mustafa, consultor de carreira do Cedaspy.
Para o especialista, é importante fazer o exame mesmo se já há certeza da carreira a seguir. “Nem sempre nossos interesses estão alinhados à nossa vocação”, explica Mustafa, que ainda explica não haver um momento exato para optar pela ferramenta.
Apesar de ser muito útil, o teste vocacional pode apontar para uma área completamente diferente das escolhidas. “Com esse resultado, é interessante abrir a mente para novas possibilidades porque o que escolhemos, muitas vezes, não está de acordo com a nossa personalidade emocional”, finaliza.
Como decidir?
– Pesquise o mercado de trabalho no qual deseja atuar.
– Avalie os custos com educação e especialização e o tempo de retorno destes investimentos.
– Converse com profissionais experientes.
– Peça a ajuda da família, dos amigos e dos professores antes de tomar sua decisão.
Exatas, humanas e biológicas são as três áreas em que os testes geralmente apontam, juntamente com as carreiras ideais a serem seguidas. Normalmente, as pessoas que têm interesse por física, e bom e rápido raciocínio lógico, estão predispostas a trabalhar na área de exatas. Para quem tem interesse na área social e tem facilidade de escrita e leitura, relações interpessoais e boa comunicação, geralmente a área são as humanas. E por fim, as biológicas costumam atrair quem possui simpatia pela natureza e botânica, corpo humano, entre outras ciências.
Sobre o CPS
O CPS (Cedaspy Professional School) atua há 35 anos no mercado na profissionalização e capacitação de jovens, com mais de 300 mil alunos formados em toda sua história. Com 40 unidades em todo o Brasil, a rede de escolas oferece cursos livres regulares focados na preparação de jovens em busca do primeiro emprego. Atualmente, mais de 30 mil alunos estão matriculados em 12 módulos, como web, design gráfico, desenvolvimento de sites, marketing digital, jogos, configuração e manutenção de computadores.
Os conteúdos são aplicados por meio da metodologia de ensino EDAA, que abrange os quatro pilares essenciais para o aprendizado: Explanação, Demonstração, Aplicação e Acompanhamento. Um dos fundamentos da instituição é desenvolver o comportamento empreendedor do jovem para estimular seu protagonismo na sociedade.