TV, Séries e Filmes

Trilogia Eastrail 177: Fragmentado

Dando sequência à Trilogia Eastrail 177, falaremos agora sobre o filme “Fragmentado”, de M. Night Shyamalan.

Lançado em 2016, em síntese, o filme conta a história de três garotas adolescentes, Claire, Marcia e Casey, que são sequestradas por um homem que as tranca em um quarto sem janelas. Quando elas acordam, as duas primeiras tentam construir um plano para fugir, enquanto Casey mergulha em suas memórias de infância e refuta a simplicidade de sua abordagem. Seu carcereiro, que se apresenta sob vários traços de personalidade, as entrega a uma batalha impiedosa. Ao mesmo tempo, ele está consultando a Dra. Fletcher, especialista nesse tipo de transtorno psicológico.

James McAvoy interpreta Kevin Wendell Crumb, um homem que sofre de transtorno de identidade, possuindo outras 23 personalidades. As personalidades principais que aparecem no filme são: Hedwig, uma criança de 9 anos; Patricia, uma fanática religiosa; Barry, um estilista em crise existencial e Dennis, um obcecado por limpeza que sofre de transtorno obsessivo-compulsivo. Há ainda uma 24ª personalidade que o telespectador descobrirá no decorrer do filme e que é muito perigosa. Kevin é um menino com múltiplas identidades, uma personalidade dissociada, um enorme e furioso conflito interno.

A história é perturbadora e ansiogênica. Dennis, maravilhosamente interpretado por James McAvoy, nos primeiros minutos do filme sequestra três meninas: Casey, interpretada pela bela Anya Taylor-Joy (“A Bruxa”); Jessica Sula e Haley Lu Richardson. Primeiro ele imobiliza o pai de uma das jovens no estacionamento de um shopping e, em seguida, ele se encontra no banco do motorista do carro em que as três estão.

Uma após a outra, as garotas são dopadas com um spray no rosto. Quando elas acordam, elas estão presas em um quarto num labirinto subterrâneo (que mais tarde descobrirá ser de um zoológico) e Dennis, a cada momento, mostra a elas todas as suas personalidades, do dócil ao feroz. Ele aterroriza as jovens, beija, e não lhes permite fugir do local.

Uma de suas personalidades está sendo tratada pela psicóloga Dra. Karen Fletcher (Betty Buckley), que conhece seu nome verdadeiro e o revelará à única pessoa destinada a ser salva. Dennis é louco, aos nossos olhos, mas, na verdade, ele também é um homem com uma história dramática por trás, composta de maus-tratos, solidão e, principalmente, a perda do pai. Dennis consegue ser um monstro e um garoto indefeso ao mesmo tempo.

James McAvoy está brilhante e muito à vontade no papel-título, fazendo com que fiquemos de olhos presos na tela ansiosos pelo drama das meninas raptadas e suas tentativas fracassadas de fuga. Enfrentar o mais perigoso e a última das identidades fica reservado para Casey, que conseguirá manter a calma e se salvar. Aliás, não há muita diferença entre ela e seu predador e ele vai entender isso.

Como as personalidades dos protagonistas, os níveis de leitura do filme se entrelaçam, se sobrepõem, graças a técnica do diretor M. Night Shyamalan. Diferente do filme “O Sexto Sentido”, por exemplo, desta vez, o medo não é o morto ou o paranormal, mas, sim, o ser humano. A ideia da Besta (nome da 24ª personalidade) é o resultado das opiniões teorizadas pela psicóloga: que a soma das diferentes personalidade de um indivíduo pode dar origem a um super-homem mudado em características físicas e sensoriais.

“Fragmentado” mostra com simplicidade e naturalidade um thriller psicológico que é também um angustiante suspense, em que não há nem vencedores nem perdedores, mas que nos faz entrar em contato com o nosso lado mais escuro.

O filme está disponível no Telecine Play.

Assista o trailer:

Facebook Comentários

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios