Menu

Inverno acabando: Conheça o distrito de Ouro Perto, Lavras Novas-MG

07/09/2022 às 15:34
Tempo de leitura
4 min
Lavras Novas - Foto: Ane Souz
Lavras Novas - Foto: Ane Souz
YouTube video

Um vilarejo amado por muitos durante os meses de frio, na região dos Inconfidentes, o distrito de Lavras Novas, da cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, oferece inúmeras belezas e atrações para quem gosta de passear e conhecer lugares bonitos. Apesar de o inverno estar próximo ao seu fim, quem não teve a oportunidade de prestigiar um bom vinho as bases de uma neblina congelante no distrito, poderá se apreciar diante das lindas pousadas e cachoeiras para se refrescar no calor. É o que deixa esse lugarejo especial e cheio de variedades, um local pronto para ” turistar” , em todas as épocas do ano.

Além disso, com muitos restaurantes no decorrer das ruas, as diversidades de comidas chamam à atenção no distrito. A culinária mineira é típica no lugar e também conta com vários doces, caso vocês seja amante de uma bela degustação de coisas boas. Um ambiente totalmente agradável, é uma das terras de Minas Gerias que atrai muitos turistas, inclusive pessoas quem vêm de fora do Brasil, não se assuste se encontrar dialetos não regionais por lá. Quem vai, se apaixona logo de cara pelas serras, os blocos de pedras e as vistas maravilhosas, que são de caírem o queixo.

Um pouco da História e do Acesso pela Estrada Real

Lavras Novas é percurso da Estrada Real – Foto: Ane Souz

A região ouro-pretana é conhecida por seu arcabouço histórico no que diz respeito ao tempo do Ouro e da Escravidão, em Minas Gerias. Nesse contexto, o distrito de Lavras Novas carrega raízes desse período, isso pode ser perceptível, por meio das estruturas do período barroco no vilarejo. Histórias e documentos sobre o local, relatam que o distrito data desde o ano de 1716, no ápice do tempo do ouro. Mais ainda, conta-se que a região contava com muitas minas de ouro, antes mesmo de existir a extração em Vila Rica. Foi no século XVIII que o o povoado se desenvolveu, pois muitos escravos se alocaram na região, além de existir a construção de entidades religiosas, o catolicismo, com construção da Capela de Nossa Senhora dos Prazeres.

Situada a cerca de 118 Km da capital mineira, Belo Horizonte, para chegar à Lavras Novas-MG, pode ser utilizada a Estrada Real, que é denominada a partir do enredo histórico do do século XVIII do Brasil, no qual, os caminhos do ouro e do diamante se seguiam por percursos que hoje são essas pistas. Com toda certeza, uma aventura e tanto, dirigir por uma pista com muitas curvas, que possibilitam vistas maravilhosas e uma mata devasta que lhe garante uma sensação de uma viagem no tempo do período da Independência do Brasil.

Atrações e Curiosidades

Imagem do Facebook Cachoeiras Estrada Real: Cachoeira do Sifrão

Aos aventureiros e às aventureiras gostam de explorar os domínios nas redondezas do distrito, pois agregam muitas trilhas, de longas e pequenas caminhadas, que chegam aos picos e ás cachoeiras extremamente lindas. Durante os meses de verão, tais localidades se tornam uma ” praia mineira”, principalmente para aqueles que gostam de se refrescar em uma água natural e gelada. Além disso, é um lugar que de destino dos apaixonados por trilhas em jipes, motos, bicicletas e quadrículos, os eventos para esse publico, são culturais na região.

Já aquelas pessoas que gostam de algo mais tranquilo e sem muita pegada esportiva e radical, Lavras Novas conta com bares e restaurantes com cadeiras nas ruas, que oferecem um ambiente agradável ao público. As músicas ao vivo e o aconchego de uma vista linda , transformam o espaço em algo sensacional e pacifico, longe de qualquer problema. Muitas celebridades já presenciaram o distrito e sempre elogiam as suas virtudes, o que faz a busca ser cada vez maior do distrito, festas populares e feiras, também são alvo de uma boa curiosidade a ser vivenciada no antigo condado.

Última atualização em 08/10/2022 às 13:25