Menu

UFOP é credenciada para realizar testes da Covid-19

28/04/2020 às 14:43
Tempo de leitura
2 min

A Região dos Inconfidentes terá mais agilidade no diagnóstico de pacientes com Covid-19. Após o deputado Thiago Cota cobrar da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) a habilitação de laboratórios da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) para a realização de testes, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) concedeu a autorização, nessa segunda-feira (27).

A importante instituição de ensino preparou o Laboratório de Imunopatologia, do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb) e treinou uma equipe de trabalho para contemplar as exigências sanitárias, tecnológicas e profissionais da Funed. Conforme o parlamentar essa é uma conquista para toda a região.

“Com a celeridade na realização de diagnósticos, teremos real clareza sobre a proliferação do vírus na Região e teremos margens para elaborar estratégias de controle”, frisa Thiago Cota. Segundo a reitora da Ufop, Cláudia Marliéri, cerca de 600 exames poderão ser realizados semanalmente.

A SES já recebeu o parecer sobre a aptidão da UFOP para integrar a Redelab Covid-19 e, de acordo com a diretora do Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen-MG), Marluce Oliveira, ainda esta semana, o Termo de Compromisso será assinado entre as partes para ter início o trabalho.     

Redelab Covid-19

Com a pandemia do coronavírus e a necessidade da descentralização da realização de diagnósticos laboratoriais, uma rede de centros de análises públicos e privados está sendo criada. Pelo menos 20 instituições possuem habilitações técnicas para a realização de exames no estado.

COMENTÁRIOS