Menu

Um ano do acesso: o que mudou no Cruzeiro?

Há um ano, Cruzeiro vencia o Vasco por 3x0 no Mineirão e garantia o acesso matemático para a Série A do Brasileirão
21/09/2023 às 18:29
Tempo de leitura
4 min
Torcida do Cruzeiro deu um show nas arquibancadas na partida contra o Vasco - Foto: Davi Guimarães
Torcida do Cruzeiro deu um show nas arquibancadas na partida contra o Vasco - Foto: Davi Guimarães

O dia 21 de Setembro de 2022 foi inesquecível aos 59.204 torcedores que marcaram presença no Mineirão para acompanhar a vitória do Cruzeiro por 3×0 diante do Vasco. Após 3 anos consecutivos na Série B, os cruzeirenses soltaram o grito que esperavam tanto para dizer: VOLTEI.

Torcida do Cruzeiro comemora o acesso nas arquibancadas do Mineirão. Foto: Staff Images

Mas o que mudou desde então?

Se analisarmos a escalação do Cruzeiro na temporada passada em comparação ao time que enfrentou o Fluminense na última quarta (20), muita coisa mudou. A começar pelo banco de reservas.

Paulo Pezzolano, técnico da equipe em 2022, iniciou o ano na área técnica celeste, mas ao fim do Campeonato Mineiro se desligou do clube e partiu rumo ao Real Valladollid. Em seu lugar, Pepa foi contratado para o início do Brasileirão mas deixou o clube no final de Agosto. Hoje, o dono do boné é Zé Ricardo.

+ Tabu! Cruzeiro visita Fluminense querendo quebrar jejum impressionante em jogos no Rio de Janeiro

No campo, o time que iniciou aquela decisão estava escalado com: Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Neto Moura, Filipe Machado, Stênio, Kaiki Bruno; Bruno Rodrigues, Edu e Lincoln. Durante a partida ainda entraram, Willian Oliveira, Marquinhos Cipriano, Wesley Gasolina, Luvannor e Daniel Júnior.

Dos 16 atletas que entraram em campo, apenas 7 ainda permanecem no clube: Rafael, Lucas Oliveira, Stênio, Kaiki Bruno, Filipe Machado, Bruno Rodrigues e Wesley Gasolina. Zé Ivaldo, que estava emprestado junto ao Athletico Paranaense, retornou ao furacão em 2023 mas assinou um pré-contrato e está acertado com o Cruzeiro para a temporada 2024.

Por onde andam os atletas que estiveram em campo nessa partida?

Na linha de defesa, Zé Ivaldo retornou ao Athletico Paranaense e Eduardo Brock foi vendido para o Cerro Porteño, do Paraguai. Neto Moura, que chegou a atuar em algumas partidas da Série A, foi emprestado ao Mirassol, clube em que fez sucesso antes de chegar na Toca. Edu deixou partiu rumo ao Dibba, dos Emirádos Árabes e em seguida, acertou com o Coritiba. Lincoln não teve o seu vínculo de empréstimo renovado e retornou ao Vissel Kobe, do Japão.

Entre os atletas que entraram no decorrer da partida, Willian Oliveira, que foi destaque na Série B, acertou com o Goiás. Daniel Júnior, peça importante no time de Pezzolano, deixou o clube recentemente, em virtude das poucas oportunidades que vinha recebendo de Pepa. Acertou com o Akhmat Grozny, da Rússia.

Marquinhos Cipriano, que não deixou saudades ao torcedor, acertou com o Avaí no início do ano, mas hoje atua pelo Omonia Nicósia, do Chipre. Por fim, o autor do gol que decretou o acesso e um dos grandes símbolos daquela campanha, Luvannor deixou BH rumo ao Ceará, sendo peça importante na conquista da Copa do Nordeste no primeiro semestre. Mas após perder espaço dentro do elenco, o atacante acertou o seu retorno ao Sheriff Tiraspol, da Moldávia, onde é ídolo e muito identificado com os torcedores.

Marcados na História

O torcedor cruzeirense nunca esquecerá dos anos difíceis que enfrentou na Série B. Os atletas que estiveram em campo nessa partida estão marcados pra sempre na história do clube.

Com Ronaldo à frente do Cruzeiro, a diretoria projetou uma temporada de consolidação em 2023, onde o principal foco é se manter na elite do campeonato nacional.

Mas de acordo com a evolução da equipe na temporada, não será nenhuma surpresa se o time de Zé Ricardo se classificar para a Sulamericana, marcando o retorno do Cruzeiro aos torneios continentais após 3 anos no limbo da segundona.

YouTube video
Relembre essa data histórica do acesso à Séria A.
Última atualização em 21/09/2023 às 20:18