Menu

Vale apresenta plano de descomissionamento de barragem em Antônio Pereira nesta quinta-feira (13)

12/02/2020 às 20:50
Tempo de leitura
2 min

O prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, anunciou durante reunião com moradores do distrito de Antônio Pereira, que nesta quinta-feira (13), a empresa Vale vai apresentar um plano de descomissionamento da Barragem Doutor da Mina de Timbopeba, localizada em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto (MG).

Júlio adiantou que está mapeada a evacuação de 98 famílias que residem nas imediações da barragem. Porém o plano ainda não tem data prevista para ser colocado em ação.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Ouro Preto, a Vale juntamente com o prefeito e sua equipe irão sentar para discutir o plano que só será colocado em prática após ambas as partes estiverem de acordo com todas as fases.

Riscos à população

A Barragem Doutor tem capacidade para 35 milhões de metros cúbicos de rejeito. Em março de 2019, a Justiça determinou que as atividades na barragem fossem suspensas por conta do alto risco à comunidade de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, na região central do estado.

De acordo com a decisão, a barragem só poderia voltar a funcionar depois que a mineradora Vale adotasse as medidas cabíveis de comprovação de segurança.

A Barragem Doutor, da mina de Timbopeba, pertence a mineradora Vale e tinha vistoria de segurança pela empresa TÜV SÜD, a mesma das barragens de Mariana e Brumadinho, que se romperam em 2015 e 2019, respectivamente.

Última atualização em 14/09/2021 às 15:36