O brasileiro que cresceu nos anos 2000 certamente conhece as histórias de dois jovens americanos, um nascido na Filadélfia e outro criado no Brooklyn, em Nova York. Eles são, simplesmente, Will Smith e Chris Rock, que protagonizaram uma grande polêmica na noite domingo (27), no Oscar.
Se você ainda não entendeu ou não se recordou, apenas puxe na memória. Primeiro, um adolescente que, nos anos 90, deixa a vida pobre da Filadélfia para viver na casa do tio rico, em Beverly Hills. Depois, um jovem negro que comeu o pão que o diabo amassou nos anos 80, ao sofrer com as mazelas sociais e raciais da época. Se lembrou?
Os humorísticos ‘Um Maluco No Pedaço’ e ‘Todo Mundo Odeia O Chris’ foram dois dos seriados de maior repercussão no Brasil nos últimos 20 anos, popularizados e difundidos pela TV aberta. As histórias, que contavam as vidas dos “rivais” no tapete vermelho ganharam os lares no país, por conta do humor ácido e inteligente, mas com toques de emoção e importantes lições humanitárias.
‘Um Maluco No Pedaço’
Criada e produzida pela emissora estadunidense NBC, ‘The Fresh Prince of Bel-air‘ abordou a vida do jovem Will Smith, que deixou sua mãe na Filadélfia para receber uma melhor educação na Califórnia, vivendo mansão de seu tio Phillip Banks, um renomado juiz.
Lá, o rapaz viveu o choque de realidades, aprontou várias ao lado de seu primo Calrton e deixou de pernas pro ar a vida de sua família milionária. No Brasil, o seriado foi transmitido durantes anos pelo SBT. Atualmente, é exibida em Comedy Central e TNT.
Will Smith deu vida e interpretou a si mesmo, em uma receita de sucesso, que durou entre 1990 e 1996.
‘Todo Mundo Odeia o Chris’
Por sua vez, ‘Everybody Hates Chris‘ foi produzida de 2005 até 2009, mas retratou a vida de Chris Rock nos anos 80, durante o fim da infância e a adolescência do rapaz.
Como o nome do seriado já conta, Chris enfrentou uma vida difícil, tendo de superar o racismo, o bullying e uma vida pobre na Bad-Stuy, periferia onde vivia com a família.
O papel do protagonista Chris foi interpretado pelo ator Tyler James Williams, que até hoje lida com o assédio dos fãs brasileiros. Chris Rock, que já era um humorista de sucesso em 2005, foi o responsável pela criação, autoria e narração da sitcom.
‘Todo Mundo Odeia O Chris’ foi, por anos, o grande produto das tardes na TV Record, o que resultou numa legião de fãs da série. Afinal, como não amar os inesquecíveis personagens, como Julius, Rochelle, Greg e Caruso?
No Oscar de 2022, Will Smith desferiu um surpreendente tapa na cara de Chris Rock, que fez uma piada de mau gosto com sua esposa. Jada Smith perdeu os cabelos por conta de uma doença chamada alopecia.
Memes na internet
Parte das redes sociais não perdoou e tirou sarro da situação, aproveitando os dois seriados. Houve quem aproveitou e criou o trocadilho ‘Um Maluco Odeia O Chris’, após o tapa de Will.
Fãs também relembraram frases e episódios icônicos da série, como o que em Rochelle decide tratar toda e qualquer doença de Chris com um simples xarope.
Além dos dois seriados citados, humorísticos como ‘Eu, a Patroa e as Crianças’ e ‘Três É Demais’ também marcaram a vida dos brasileiros no atual século.