Menu

Workshop: A Alfabetização de Crianças com Síndrome de Down

11/11/2019 às 11:14
Tempo de leitura
13 min

Como alfabetizar uma Criança com Síndrome de Down? Esse é um dos questionamentos mais comuns de pais e profissionais. Trata-se de como desenvolver habilidades cognitivas e sociais, tendo como meta a alfabetização e independência para as atividades diárias.

A Síndrome de Down (SD) é gerada pelo excesso de material genético oriundo do cromossomo 21. A criança com SD terá potencialidades e também dificuldades devido a esse transtorno do desenvolvimento.

O processo de ensino e aprendizagem de crianças não é uma tarefa nada simples, possui uma peculiaridade para cada pessoa e depende de diferentes variáveis. Diante tal perspectiva, torna-se mais singular para portadores da Síndrome de Down e quando essa criança possui um comprometimento intelectual essa dificuldade aumenta mais, porém não é impossível de ser trabalhada.

A presente proposta tem como finalidade possibilitar a troca de experiências por meio de um Painel, com a participação de profissionais das áreas da Educação e da Psicologia. Uma das temáticas abordará o estabelecimento das relações existentes entre o funcionamento do sistema nervoso central, funções cognitivas e o comportamento, nas condições específicas da síndrome e  de situações de aprendizagem significativas, que serão apresentadas por meio de vivências pedagógicas, destacando, experiências pedagógicas e de desenvolvimento peculiares da equipe do  Instituto Mano Down , da equipe do Projeto Aprendizagem da Leitura e Escrita por parte de Deficientes Intelectuais/PUC Minas, de uma professora do ensino regular, por meio do Atendimento Educacional Especializado da SMED/PBH e com a participação da Luísa Camargos – 47 Cromossomos e Infinitas Possibilidades – 1ª Relações Públicas com Síndrome de Down do Brasil.

As intervenções por especialistas demonstram que as limitações físicas e intelectuais podem ser atenuadas, caso sejam iniciadas precocemente, contradizendo até mesmo os registros escolares.

O projeto

Evento das áreas de educação inclusiva e saúde integral, no campo da gestão da informação, organização e responsabilidade social, que visa a inclusão social e cultural de pessoas que apresentam a ocorrência genética Síndrome de Down.

Possui como finalidade ampliar o conhecimento a respeito da Educação de Crianças com Síndrome de Down, ao promover discussões e trocas de experiências entre familiares, profissionais e pessoas interessadas no assunto, buscando melhorar a integração desse sujeito à sociedade.

Objetivos

Discutir sobre o processo de ensino e aprendizagem, a aquisição das habilidades escolares pela criança Síndrome de Down é um dos requisitos fundamentais para que ela possa obter êxito em sua trajetória escolar, uma vez que todo saber formal, veiculado pela escola, é realizado primordialmente, por meio da leitura e da escrita;

Dialogar a respeito do papel da escola que possui função reguladora e formativa na vida das crianças com SD, o dever de introduzir o aluno em um mundo crítico, cultural e diversificado e que toda a criança tem o direito de fazer parte dessa escola;

Promover discussões e trocas de experiências entre familiares, profissionais e pessoas interessadas no assunto, buscando melhorar a integração desse sujeito à sociedade.

Metodologia: Minipalestra, Painel.

Carga horária: 2h

Workshop: A Alfabetização de Crianças com Síndrome de Down

Crédito da imagem: Divulgação

Profissionais convidados

-Srtª. Anna Paula Fernandes Bernardes Almeida – Graduanda em Letras – Português pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUC Minas. Atualmente é bolsista da CAPES pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID e membro do projeto de extensão da PUC Minas intitulado Aprendizagem da leitura e escrita por parte de adultos com deficiência intelectual.

-Profª. Drª. Arabie Bezri Hermont – Graduada em Letras e Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Responsável pelo Projeto Aprendizagem da Leitura e Escrita por parte de Deficientes Intelectuais. Instituto de Ciências Humanas. Departamento de Letras/ PUC Minas. (*)

-M.a. Bruna Reis – Graduada em Psicologia, Especialista em Avaliação Neuropsicológica pela Fundação Mineira de Educação e Cultura/FUMEC,  mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Diferenças Individuais pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Neuropsicóloga responsável pelo atendimento e realização de Avaliação Neuropsicológica.  Proprietária da Reaprender- Neuropsicologia do Desenvolvimento.

-Profª. Débora Margot de Barros – Graduada em Psicologia  e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / PUC Minas, Especialista em  Educação Especial, com diferentes estudos na área de pós-graduação em diferentes Universidades. Psicóloga Clínica, Psicopedagoga, Professora do Atendimento Educacional Especializado/AEE da Secretaria Municipal de Educação/SMED/PBH, orientadora de estudos no curso ”Pró-letramento-Pacto Nacional pela Alfabetização, Leitura e Escrita/ CEALE – Faculdade de Educação da UFMG e Ministério da Educação/MEC. (*)

-Profª. Drª. Denise Queiroz Novaes: Professor Adjunto IV, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUC Minas, na área de Língua Portuguesa e Linguística, metodologias de ensino de língua portuguesa, gestão da informação, oficina de textos, comunicação científica e metodologia de pesquisa. Pesquisadora da área de ensino de língua portuguesa, Libras e ensino de língua portuguesa para surdos, especialmente na produção de textos. Professora atuante nos processos educativos em EAD. Membro da AOTP, American Organization Teachers of Portuguese. Professora de Língua Portuguesa para estrangeiros (2a. Língua).

-Srª. Lídia Lopes – Graduada em Psicologia pela  Universidade Federal de São João del-Rei UFSJ. Pós-graduanda em Educação inclusiva, acessibilidade e tecnologias assistivas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUC Minas, Mestra em psicologia, com foco em educação inclusiva pela Universidade Federal de São João del-Rei UFSJ.  Trabalha com inclusão e políticas públicas de educação. Atua no campo da educação inclusiva na orientação de projetos, ministração de palestras, desenvolvimento de soluções para escolas e profissionais, realização de pesquisas e organização de eventos relacionados à área. É consultora no campo da inclusão junto a associações de pais, escolas e outras instituições educacionais. Atualmente é gestora no Instituto Mano Down e responsável pela criação e implementação da metodologia para potencializar o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual e Síndrome de Down (T21).

-Profª. Luciana Andrade – Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário UNISEB. A trajetória como pedagoga, com atuação em educação inclusiva, começou há mais de 15 anos, quando pouco se falava em inclusão. Iniciou o trabalho em uma escola inclusiva o que proporcionou muitas experiências e aprendizados nessa área. Hoje oferece suporte pedagógico no Instituto Mano Down, desenvolvendo um trabalho voltado para crianças e jovens, acolhendo e respeitando as diferenças, de maneira crucial no ensino e aprendizagem.

-Srtª. Luísa Camargos – Graduada em  Relações Públicas  pela Faculdade Pitágoras/MG. Profissional de Relações Públicas. Palestrante.  Digital Influencer. Idealizadora do Projeto Bagaceira. 1ª Relações Públicas com Síndrome de Down do Brasil.

-Srtª. Mariana Queiroga Gomes: Graduanda em Letras – Português pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUC Minas. Atualmente é bolsista da CAPES pelo Programa de Residência Pedagógica e membro do projeto de extensão da PUC Minas intitulado Aprendizagem da leitura e escrita por parte de adultos com deficiência intelectual. Por dois anos consecutivos, foi bolsista de iniciação científica da FAPEMIG com projetos nas áreas de Educação e Linguística.

Instituições

  • Instituto Mano Down – Belo Horizonte/MG.
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais /PUC Minas. Instituto de Ciências Humanas/ Departamento de Letras/ Projeto Aprendizagem da Leitura e Escrita por parte de Deficientes Intelectuais.
  • Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/PBH. Secretaria Municipal de Educação/SMED/ Núcleo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência.
  • Reaprender- Neuropsicologia do Desenvolvimento – Belo Horizonte/MG.

Público Alvo

Profissionais das áreas da Educação e da Saúde que atuam com pessoas que apresentam a ocorrência genética Síndrome de Down, tais como: professores, coordenadores, diretores e outros funcionários de escolas públicas e particulares do ensino básico, assim como, Familiares e especialistas das áreas de Enfermagem, Terapia Ocupacional, Pedagogia, Educação Física, Psicologia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia dentre outras.

Incrições

Número de vagas: 60 (Sessenta participantes).

Se inscreva clicando aqui: https://www.sympla.com.br/a-alfabetizacao-de-criancas-com-sindrome-de-down__711900

Período de inscrição: 7 a 21 de Novembro de 2019.

Programação

16h30: Apresentação e boas vindas

Mestres de Cerimônia: Srª. Lenora Cunha e Srtª. Luísa Camargos

16h10: Minipalestra com M.a. Bruna Reis

Reaprender- Neuropsicologia do Desenvolvimento, Belo Horizonte.

16h30: Apresentação das Painelistas – Práticas Pedagógicas

Srª. Lídia Lopes e Profª. Luciana Andrade

Instituto Mano Down – Belo Horizonte/MG

Srtª. Anna Paula Fernandes Bernardes Almeida , Profª. Drª. Arabie Bezri Hermont, Profª.                                          Drª. Denise Queiroz Novaes e Srtª. Mariana Queiroga Gomes

Projeto Aprendizagem da Leitura e Escrita por parte de Deficientes Intelectuais – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais /PUC Minas, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Letras

Profª. Débora Margot de Barros – Núcleo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/PBH, Secretaria Municipal de Educação/SMED e Srtª. Luísa Camargos

17h50: Painel

Moderadora: Srª. Lenora Guimarães

18h20:  Coral Mano Down

Avaliação, agradecimento, encerramento

18h 30min: Coffee Break e Confraternização

Como chegar

Chegando pela região central de Belo Horizonte e regiões circunvizinhas:

Acesso: Rua da Bahia, Rua Carangola, Rua Cristina.

Chegando pela Região Centro-Sul e Nova Lima:

Acesso: Avenida Nossa Senhora do Carmo.

Rua Major Lopes, Rua São Domingos do Prata, Rua Lavras, Rua São Romão, Rua Carangola, Rua Cristina.

Ônibus- Linha comum e BRT MOVE

Regional Centro-Sul: 2104, 3030, 3050, 3051, 3052, 3055, 4034, 5106, 8001A, 8106, 8107, 9250 – Descer na Av. Nossa Senhora do Carmo, 900, referência, Praça da Harmonia, subir a Rua Cristina.

5102, 9103 – Descer na Rua Leopoldina, logo após a Rua Cristina.

Ponto de Referência

Rua Cristina entre Rua Leopoldina e Rua Santo Antônio do Monte.

Contatos para orientação

Cursospontoedu: 31 99838-4615

Amadinhos Down: 31 99111-6176

Clash Design: 31 99386-1225

Tônus Fisioterapia: 31 3292-7501

Currículos detalhados

Profª. Drª. Arabie Bezri Hermont – Graduada em Letras (1997) e Comunicação Social (1989) pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, mestrado (1999) e doutorado (2005) em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2005). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Letras e da Graduação em Letras e Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É Professora do Departamento de Letras da PUC Minas, instituição na qual ministra disciplinas de graduação (no curso de Letras e de Pedagogia) e de pós-graduação (Lato e Strictu sensu). Atua no Colegiado do Departamento de Letras. É coordenadora e pesquisadora do grupo de pesquisa Estudos em Linguagem e Cognição ELINC. Conduz pesquisas e orienta alunos nas áreas de sintaxe, psicolinguística (considerando tanto a aquisição de linguagem por parte de pessoas sem problemas nesse processo e por parte de indivíduos com déficit linguístico, quanto a perda linguística, notadamente a afasia). É organizadora e autora de um dos capítulos do livro: Linguagem e Cognição Diferentes perspectivas (Editora PUC Minas) e do livro:Gerativa: (inter)faces de uma teoria? (Editora IFECT). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em sintaxe, morfologia e léxico, fonologia e alfabetização. Tem ainda interesse nas áreas de aquisição da linguagem, problemas na aquisição da linguagem e perda da linguagem. Em decorrência de estudos com déficit específico de linguagem oral tem ainda pesquisado os processos de aquisição da leitura e escrita em tal síndrome. Atua em três distintos projetos: ?Traços formais na gramática mental de indivíduos com e sem déficit de linguagem e a leitura e a escrita por parte de pessoas com déficit gramatical?, ?Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português? e Aprendizagem da leitura e da escrita por parte de adultos com deficiência intelectual (sendo este último um projeto de pesquisa e de extensão).

 

Profª. Débora Margot de Barros – Graduada em Psicologia  e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / PUC Minas, Especialista em  Educação Especial, pós-graduação latu sensu  em outubro de 2004 pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá, Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá , Psicopedagogia Institucional, Latu Sensu pela Universidade Castelo Branco , Educação Ambiental, Latu Sensu  pela Universidade Castelo Branco Psicomotricidade, Latu Sensu especialização pela Universidade Cândido Mendes, especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com deficiência pela Universidade Federal de Juiz de Fora  Alfabetização , pós graduação Latu Sensu em maio 2010 pela Universidade Cidade de São Paulo/UNICID,   Psicologia Médica   formação pelo Centro de Estudos Avançados de Psicologia CICLO CEAP , Especialização em Terapia Cognitiva Comportamental pela Faculdades Integradas de Taquara e o  Instituto WP ,  Terapia Cognitiva Comportamental para crianças e adolescentes, Instituto de Terapia Cognitivo-comportamental/INTCC, Formação em Terapia Comportamental Cognitiva em Saúde Mental pelo Programa Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Terapia dos Esquemas pela   Wainer Psicologia, Atividades físicas inclusivas para pessoas com deficiência, Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF e TRI Preventivo – Programa de Educação Socioemocional, Programa TRI Preventivo de Renato Caminha . Psicóloga Clínica, Psicopedagoga, Professora do Atendimento Educacional Especializado/AEE da Secretaria Municipal de Educação/SMED/PBH, orientadora de estudos no curso ”Pró-letramento-Pacto Nacional pela Alfabetização, Leitura e Escrita/ CEALE – Faculdade de Educação da UFMG e Ministério da Educação/MEC, Tutora e Coordenadora dos Cursos pelo Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino/IESDE/Brasil e pela Sociedade Educacional de Santa Catarina/UNISOCIESC. Autora do livro O Contexto Socioeducacional na Perspectiva da Inclusão, Editora Know How.

Serviço

Convidados – Atividade sociocultural: Coral Mano Down

Data: 22/11/2019

Horário: 16h30 às 18h30

Local: Tônus Fisioterapia e Saúde Integral – Rua Cristina, 1160 , São Pedro, Belo Horizonte/MG