Menu

Zema estuda suspender isolamento social após reunião com Bolsonaro

09/04/2020 às 21:00
Tempo de leitura
3 min

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), se reuniu com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta quinta-feira (9), e disse que estuda maneiras de diminuir o impacto na economia mineira. Zema afirmou que deve ser apresentado na próxima semana um protocolo para liberação de medidas de isolamento social que foram adotadas para prevenção da pandemia do novo coronavírus.

“Estamos estudando um protocolo que deveremos estar divulgando na próxima semana para que toda a liberação seja feita com os devidos cuidados, com uso de máscaras, uso de vários equipamentos, limite de pessoas por metro quadrado”, disse Zema. O protocolo está sendo elaborado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Inclusive, sobre o protocolo, de acordo com Zema, cerca de 200 municípios mineiros já tiveram alguma liberação do isolamento social por decisão de seus respectivos prefeitos.

De acordo com o Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, na manhã desta quinta-feira (9), no momento, são 56.807 casos suspeitos, 655 confirmados, 117 óbitos em investigação, além dos 15 óbitos que já tiveram a causa por coronavírus confirmada.

Entretanto, Zema destacou que muitos municípios não têm casos confirmados e questionou: “Será que esse município tem de ficar fechado? Tem algum efeito ele fechar todas as atividades?”. De acordo com o governador, as prefeituras que optarem pela flexibilização terão ajuda e receberão orientações do Governo de Minas Gerais.

Pedido ao Governo Federal

Romeu Zema compareceu ao Planalto nesta quinta-feira e solicitou um auxílio financeiro do Governo Federal, já que é vivido um período de crise devido ao coronavírus. De acordo com o governador, Bolsonaro foi receptivo ao pedido de recursos para compensar as perdas de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

“O presidente e o ministro (Paulo Guedes) reconhecem que os estados tiveram uma queda expressiva do ICMS. Aqueles (estados) que estavam com a água na altura do nariz vão afogar se não tiver algum tipo de ajuda”, declarou Zema.

Zema foi um dos três governadores que não assinaram uma carta pedindo apoio a Bolsonaro e reafirmando medidas apoiadas na ciência no combate ao coronavírus, no fim do mês de março.

Em um novo pronunciamento do presidente, na noite da última quarta-feira (8), Bolsonaro atribuiu aos governadores e prefeitos a responsabilidade pelas medidas de restrição de circulação de pessoas e isolamento social como forma de evitar a proliferação da doença.

COMENTÁRIOS