Menu

05 Conselhos Profissionais Para Levar Pro Resto da Vida

11/09/2018 às 21:00
Tempo de leitura
5 min

Escrevo esse artigo com o intuito de fornecer alguns conselhos profissionais, ou podemos assim dizer, “atalhos profissionais” que, infelizmente, em determinados momentos da minha vida, eu não tive sabedoria suficiente para utilizá-los, e que hoje eu vejo como são importantes para manter uma relação e vida profissional saudável onde quer que a gente atue.
Diz o velho ditado que “se conselho fosse bom, a gente não dava, vendia”. Ao contrário do que é dito neste antiquado bordão, eu sou daqueles que adora repassar tudo o que sei, pelo simples prazer de conversar, de motivar e ajudar alguém. Ouvir pessoas mais velhas e experientes pode nos ajudar a alcançar nossas vitórias por vários “atalhos”, facilitando e muito a nossa chegada a uma vida melhor, mais feliz e mais próspera.
Nesta artigo eu apresento alguns conselhos que recebi ao longo da minha vida por pessoas mais experientes e que transformaram a minha maneira de pensar e de me portar profissionalmente, e isso já me resultou grandes resultados.
05 Conselhos Profissionais Pra Levar Pelo Resto da Vida:

1 – Fazer O Que Se Gosta

Fazer o que se gosta talvez seja um dos conselhos mais velhos e batidos da humanidade e pode parecer repetitivo, mas se você considerar que a maioria da população começa a trabalhar já a partir dos 18 anos e se aposenta aos 65 anos, isso dá 47 anos da sua vida trabalhando. Você passa a maior parte da sua vida trabalhando, para você se sentir minimamente realizado, você precisa ao menos gostar do que faz, caso contrário, é hora de repensar sua vida profissional.
Quando a gente faz o que gosta, a gente sente prazer de estar fazendo aquilo bem feito, não porque o chefe mandou, para ganhar um aumento ou impressionar alguém. A gente faz bem feito simplesmente porque aquilo é agradável, é gostoso, é prazeroso.
Coisas agradáveis queremos fazer mais e melhor. Por consequência, um trabalho bem executado, acaba sendo reconhecido de várias formas, inclusive financeira.
Pare e reflita sobre o que você gosta de fazer e invista seu tempo nisso. O retorno financeiro virá, e com muito mais prazer, sem você ficar esperando pela folga de final de domingo pelo resto da sua vida.
05 Conselhos Profissionais Pra Levar Pelo Resto da Vida - Steve Jobs
Esse é o caminho para o sucesso.

2 – Ética Inabalável

Manter sua ética independente de qualquer situação é um dos principais conselhos profissionais deste artigo. Por mais que você tema perder um emprego, uma promoção, um investimento ou um novo negócio, você não pode permitir que nada abale seus princípios éticos. Você precisa saber até aonde sua mente é capaz de suportas determinados atos. Se você ceder em fazer algo que vai contra os seus princípios, por medo, por dinheiro, ou qualquer outro motivo, você pode levar a vida toda com remorso ou vergonha, por ter quebrado um elo, uma ligação de caráter adquiridas ao longo da sua infância e adolescência.
Manda quem podem, mas só obedeça até onde sua ética permitir.
05 Conselhos Profissionais Pra Levar Pelo Resto da Vida - Mário Sergio Cortella

3 – Mantenha o Profissionalismo em Todas as Ocasiões

É comum quando estamos à procura de um emprego, fazer o máximo para impressionar os recrutadores, e, se contratado, tentar demonstrar o máximo de profissionalismo para “segurar aquele emprego”. Porém, o grande problema é na saída, ao deixar o emprego, seja o motivo que for. Toda aquela impressão e construção profissional pode ser destruída com atos vingativos e infantilizados. Saia com a mesma classe que você entrou, mantenha uma postura profissional, deixe as portas abertas e tenha um aliado positivo. Há um artigo aqui no Mais Minas sobre a importância do networking no mundo profissional.
Para ser um profissional de destaque, tão importante quanto chegar, é deixar um emprego. Não interessa o motivo, mantenha o profissionalismo do primeiro ao último dia.
05 Conselhos Profissionais Pra Levar Pelo Resto da Vida - Confiança

4 – Trate bem do CEO ao Porteiro

Não seja daquelas pessoas que selecionam com quem ser cortês. Este é o caminho certo para o fracasso. Todo profissional e/ou empreendedor, em algum momento estará em uma situação delicada por fazer distinção entre as pessoas, já dizia o ditado: “o mundo dá voltas”. Reencontros acontecem e as vezes posições se invertem.
Se hoje o porteiro da empresa que você trabalha virasse o CEO dela, você seria promovido ou demitido?
05 Conselhos Profissionais Pra Levar Pelo Resto da Vida - Zig Ziglar

5 – Avalie um Feedback com calma

Se você receber um feedback de alguém, não se sinta mal ou incapaz, e o mais importante de tudo, avalie com calma se aquele feedback é mesmo algo para se preocupar. Faça como se os feedback’s recebidos fossem presentes de aniversário. Se você receber um agradeça, mas não se sinta obrigado a usar.
Um dos maiores empreendedores e comunicadores da televisão brasileira, Sr. Abravanel, também conhecido como Silvio Santos, nos diz que as vezes o mais importante é apostar nossas intuições sem ouvir o que os outros tem a dizer.

YouTube video

Antes de terminar, gostaria que pedir que deixasse seu comentário abaixo sobre os conselhos profissionais do artigo e gostaria de disponibilizar o e-mail [email protected] para sugestões de novos temas a serem abordados.
Leia também: Coisas que Seus Colegas e Seu Chefe Não Precisam Saber

COMENTÁRIOS