Menu

Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas

10/04/2017 às 15:41
Tempo de leitura
3 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Recentemente vimos a repercussão do caso de assédio envolvendo o ator José Mayer e a figurinista Su Tonani, ambos da REDE GLOBO. E vimos também a mobilização das mulheres com a campanha MEXEU COM UMA, MEXEU COM TODAS.

Assédio moral e assédio sexual

O ASSÉDIO MORAL é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

O ASSÉDIO SEXUAL pode ser definido como avanços de carácter sexual, não aceitáveis e não requeridos, favores sexuais ou contatos verbais ou físicos que criam uma atmosfera ofensiva e hostil. Pode também ser visto como uma forma de violência contra mulheres ou homens e também como tratamento discriminatório.

Evitando situações de Assédio Moral e Assédio Sexual

No caso do José Mayer, ele praticou os dois assédios e infelizmente deixou de ser lembrado como excelente ator para ser lembrado como um cafajeste.

O que quero abordar neste artigo, é que estas situações são mais comuns do que imaginamos, especialmente, o assédio moral.  Ambos são crimes e podem ser praticados pela chefia ou pelos próprios colegas de trabalho.

Então cuidado com:

  • brincadeiras humilhantes no local de trabalho, apelidos e comentários depreciativos;
  • indicar sempre a mesma pessoa para os trabalhos mais desgastantes;
  • isolar o profissional do convívio com os outros, deixa-lo sempre sem informação;
  • desacreditar, hostilizar e ridicularizar o profissional (por exemplo, espalhar boatos);
  • não dar nenhuma tarefa para o funcionário, retirar os seus recursos, força-lo a pedir demissão.
  • cantadas, mesmo que em tom de brincadeira ou contato físico que tenha intenção de ato sexual.

Vale lembrar que um ato isolado de humilhação não é assédio moral. Para ser caracterizado como assédio moral tem que ser uma ação sistemática, repetitiva.

Já o Assédio sexual pode ser caracterizado por uma única ação. Por exemplo: uma cantada já caracteriza Assédio Sexual.

Cuide das suas relações no local de trabalho. Um bom relacionamento é fundamental para que o trabalho seja feito de forma prazerosa.  Um ambiente de trabalho doente, faz o trabalhador adoecer também. Mas se você for submetido a qualquer um dos assédios, não se cale:procure registrar com provas o que está acontecendo e denuncie. Isso vale para homens e mulheres, pois ao contrário do que muita gente pensa, os homens também sofrem com os assédios. A lei está aí para te proteger. Exerça seu direito!

Heliene Margareth Silva Vieira, sócia da HVH Consultoria Empresarial

COMENTÁRIOS
Última atualização em 26/04/2023 às 01:03