Menu

Você Está na Vitrine

07/01/2018 às 19:12
Tempo de leitura
3 min

Você Está na Vitrine. A tecnologia veio e não tem volta. Ao contrário: cada dia mais temos oportunidades de nos conectar, expor nossas idéias e modo de viver utilizando as mídias sociais. Mas o que isso tem a ver com nosso papo desta coluna?

Simples: alguns recrutadores já estão adotando como prática checar o perfil dos candidatos nas redes sociais. Parece uma invasão de privacidade, mas não é não. Se o seu perfil está lá, disponível, público, não existe invasão. Você está na vitrine. E é claro que suas fotos e suas postagens dizem muito a seu respeito.

Porque você está na vitrine?

Quando você vê o perfil de uma pessoa e ela só aparece com copo na mão e na “gandaia”, o que passa pela sua cabeça? E aquela pessoa que vive criando caso nas redes sociais, reclamando e falando mal de tudo e de todos?  E aquela outra pessoa que faz questão de postar assuntos polêmicos, desagradáveis que comprometem a moral e dignidade das pessoas?

A gente forma uma opinião, não tem jeito!!! Se é justo ou não, é outra história. Mas a imagem fica. É a impressão que a pessoa deixa na gente.

Um advogado conta que demitiu uma funcionária porque foi surpreendida dormindo no serviço por dois dias seguidos. Ao entrar nas redes sociais viu que nos dias anteriores ao “cochilo” a moça estava curtindo uma balada de madrugada. Esta informação contou muitos pontos para dispensá-la pois sinalizou uma falta de comprometimento com o trabalho.

Vale a pena lembrar também que as fotos e grupos aos quais pertence dizem muito a seu respeito. Então tenha bom senso ou use as ferramentas de privacidade para não se expor. Também não aceite convites de qualquer pessoa para ser “seu amigo” e ter acesso a todas as suas informações.

Por fim, vale lembrar que existem redes sociais (exemplo: Facebook) e redes profissionais (exemplo LINKEDIN).O que você  publica numa rede social DEVE SER DIFERENTE do que publica numa rede profissional.

O bom senso deve valer para as duas redes. Opiniões sobre Política, falar mal do local de trabalho, criticar o antigo emprego, falar mal dos colegas de trabalho, assuntos ligados a sexo, bebida e drogas, problemas pessoais….nada disso deve entrar numa rede profissional. Na verdade não deveria entrar em rede alguma, mas se você QUISER MESMO falar sobre estes temas numa rede social, evite falar para o público, direcione para quem for de sua confiança. Use critérios de privacidade na publicação.

Aí muita gente pode pensar: “mas a rede é minha, eu falo e faço o que quiser!”

É verdade. A gente pode fazer o que quiser, sempre. Só tem que assumir também as consequências, porque a gente colhe, conforme planta. CONFIANÇA E CREDIBILIDADE são as palavras de ordem! Cuide da sua imagem nas redes sociais, você não tem nada a perder!

Leia Também:

COMENTÁRIOS