Menu

Quem não é visto não é lembrado

08/06/2017 às 04:51
Tempo de leitura
3 min

Já ouviu falar em networking? Pois é, esta palavrinha em inglês que representa uma rede de contatos (de cunho) profissional. Diz respeito às pessoas que um indivíduo conhece e aos relacionamentos pessoais, comerciais e profissionais que mantém com elas.

Importância do Networking

E qual a importância disso para nossa vida? Bem, nós não vivemos nem realizamos nada sozinhos. Somos seres que vivem e dependem uns dos outros. Então é importante manter contato com as pessoas que podem lhe ajudar a crescer profissionalmente, seja através de um emprego ou atuando como seu conselheiro.

Quantos trabalhos eu já consegui por causa da minha rede de contatos? Inúmeras oportunidades.

Mas infelizmente tem gente que não compreende o significado desta palavra. Só procura a outra pessoa quando precisa, só entra em contato para pedir favores e ajuda. Isso não é networking. Isso é desespero!

O contato com as pessoas certas fez a diferença, na opinião de José Augusto Minarelli, presidente da Lens&Minarelli: “São três os tipos de pessoas-meio: informantes, que são as pessoas com informações que você precisa ou que sabem quem as tem, os intermediários, que têm como fazer a aproximação entre você e o tomador de decisão e os influenciadores, que emprestam um pouco de seu prestígio para você chegar até a pessoa-fim”.

>>>Entrevista de Emprego: Você Está Preparado (a)?

Muito bem, e como você pode ativar seu networking?

1 – Retome contato ex-professores, ex colegas de trabalho, ex-colegas de escola, amigos que não vê e fala a tempos, enfim, pessoas que podem te apresentar a outras pessoas ou até mesmo te ajudar a encontrar uma excelente oportunidade de trabalho.

2 – Convide nas redes sociais, pessoas que tem o perfil adequado para lhe ajudar profissionalmente. Mas não convide e fique mudo! Interaja com estas pessoas, converse, envie artigos ou mensagens que tenham alguma relação com o trabalho (nada de florzinhas e coraçõezinhos, por favor).

3 – Compartilhe vagas de emprego. Você viu uma oportunidade que não lhe interessou, mas pode ser útil para outra pessoa? Compartilhe, divulgue pois isso vai ajudar as pessoas a se lembrarem de você também. “É dando que se recebe.” (S. Francisco)

4 – Convide para um café, um curso, uma palestra…..esteja na vitrine mas sempre reforçando sua imagem positiva, contribuindo de alguma forma.

Outra dica muito importante é entender que a rede de contatos deve ser alimentada sempre – e não apenas quando você precisa de alguma coisa. Afinal quem lembra dos amigos só para pedir ajuda certamente perde pontos e amizades.

SAIBA MAIS:

  • Como Espantar Um Cliente Em Três Lições
  • Por Que Eu Deveria Lhe Contratar?
  • Você é um Candidato Tipo Brócolis ou Tipo Calabresa?
COMENTÁRIOS
Última atualização em 30/11/2023 às 13:54