Menu

11 de setembro: um segundo e tudo virou pó

11/09/2018 às 17:18
Tempo de leitura
3 min

O ataque terrorista de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center, em Nova Iorque, Estados Unidos, foram perpetrados pela organização terrorista al-Qaeda e causou mais de 3.000 mortes e 6.000 feridos.

Os eventos começaram na manhã de terça-feira, 11 de setembro de 2001, quando 19 terroristas armados sequestraram quatro aviões comerciais com passageiros.

Os sequestradores assumiram o controle dos aviões e o primeiro avião foi jogado contra uma das torres gêmeas (norte) às 08h46 formando uma grande bola de fogo. O segundo avião atingiu a outra torre (sul) às 09h03. O terceiro avião, às 09h37, caiu no Pentágono e o último caiu nos arredores da Pensilvânia, às 10h03, depois que os passageiros tentaram recuperar o controle, sem sucesso, sabendo que os outros aviões haviam caído. Apenas quatro minutos antes, às 09h59, desmoronou a torre sul que recebeu o segundo impacto. Às 09h48 a Casa Branca e o Congresso foram evacuados por razões de segurança e às 10h28 a torre norte entrou em colapso.

As torres gêmeas, mesmo com toda a sua estrutura, não poderiam suportar as altas temperaturas causadas pelo impacto dos aviões. As escadas e os elevadores, localizados na parte central, haviam sido bloqueados, condenando à morte as pessoas que haviam ficado presas nos andares superiores, onde os serviços de resgate também não conseguiram chegar.

As informações estavam incertas, mas as imagens foram exibidas ao vivo na televisão em todo o mundo e as pessoas acompanhavam tudo com ar de perplexidade, sem acreditar no que estavam assistindo.

Enquanto as torres queimavam e as pessoas do local do acidente tentavam fugir, os bombeiros e a polícia tentavam resgatar o maior número de pessoas. Desespero e terror fizeram com que muitas pessoas saltassem pelas janelas para pôr fim ao pesadelo.

A queda das torres levantou uma enorme nuvem de poeira e danificou os prédios ao redor, os pisos desmoronaram um após o outro em questão de segundos formando uma enorme nuvem de fumaça irrespirável.

Nos ataques morreram todos os passageiros e a tripulação dos aviões e muitas pessoas que estavam na área do World Trade Center naquele dia durante o horário de trabalho, especialmente nas Torres Gêmeas. No total, estima-se que cerca de 3.000 pessoas morreram e quase 6.000 ficaram feridas.

Os atentados de 11 de setembro marcaram uma mudança importante em questões de segurança e relações internacionais que condicionaram a política, a mídia e o modo de agir em muitas organizações, não apenas nos Estados Unidos.

Os ataques de 11 de setembro marcaram a história dos Estados Unidos e do mundo. Uma triste passagem que será lembrada para sempre, mas sempre será incompreendida no sentido da crueldade humana.

Última atualização em 19/08/2022 às 10:45