Menu

14 Bis comemora seus 40 anos presenteando os fãs com um songbook

18/11/2019 às 13:00
Tempo de leitura
3 min

Criado no final de 1979, em Belo Horizonte, oriundo da turma original que se reunia desde muito antes, na garagem da casa dos irmãos Venturini, atrás do grupo Escolar Pedro II, na avenida Pasteur. Era a Pensão da Dona Dalila. Com uma discografia de mais de vinte álbuns, sendo 10 deles de carreira, o grupo está ativo há 40 anos e para comemorar essa data, lança agora o Songbook 14 Bis, reunindo suas principais e mais importantes obras criadas nessas quatro décadas.

Quem um dia pensou que o 14 Bis fosse uma banda de rock com canções de dois ou três acordes, igual a grande maioria que existem pelo mundo, ao abrir esse songbook terá uma grande surpresa. Não que fazer canções com menos acordes desmereça alguma composição ou compositor, isso jamais, mas é esse justamente o grande diferencial do 14 Bis. Uma banda de rock com harmonias extremamente sofisticadas e muitas vezes complexas, melodias muito bem construídas, arranjos arrojados e muita poesia nas letras.

Com grande influência do rock progressivo, eles são os caçulas do Clube da Esquina da era pós punk. Surgidos na década de 1970, surpreenderam misturando arranjos vocais, guitarras distorcidas e sintetizadores, usando toda a herança harmônica do Clube da Esquina. Eles foram a única banda de Minas que conseguiu romper as montanhas e alcançar o grande sucesso do mercado nacional naquela época.

Na atual formação está Cláudio Venturini (vocal e guitarra), Sérgio Magrão (vocal e baixo), Hely Rodrigues (vocal e bateria) e Vermelho (vocal e teclados). O grupo continua em turnê pelo Brasil, sempre com agenda cheia, intercalando o show da banda com projetos de grande sucesso como “Encontro Marcado”, em que reúnem Sá & Guarabira, Flávio Venturini e 14 Bis.

Leia também: O gosto musical do brasileiro segundo dados do YouTube

O Songbook 14 BIS é o 7º lançamento de série especial de livros musicais dedicados a obra de grandes artistas mineiros lançados pela Neutra Editora, do grupo UN Music de Belo Horizonte. Inaugurada em 2013, por Beto Guedes, a série já publicou os songbooks de Lô Borges (2014), Flávio Venturini (2015), Milton Nascimento (2016), Pato Fu (2017) e Jota Quest (2019). A louvável iniciativa é do músico e produtor Barral Lima que, nos últimos 35 anos, produziu, tocou e gravou com quase toda esta “mineirada” querida.

14 Bis comemora seus 40 anos presenteando os fãs com um songbook

Capa do Songbook – Crédito da foto: Divulgação

COMENTÁRIOS