Menu

Mais de 14 mil eleitores não fizeram cadastro biométrico em Ouro Branco

03/01/2020 às 23:00
Tempo de leitura
2 min

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualizados nesta sexta-feira (3), apenas 52,15% do eleitorado de Ouro Branco fez o cadastro biométrico. A porcentagem corresponde a apenas 15.861 dos 30.356 eleitores. O cadastramento biométrico é obrigatório para os ouro-branquenses e já passa a valer a partir da eleição municipal deste ano.

O prazo determinado pela Justiça termina em 21/2/2020. O eleitor que não comparecer terá título cancelado pelo TSE.

Para efetuar o cadastramento biométrico, o eleitor deve procurar o Anexo I da Prefeitura (horário de funcionamento é de 12h às 18h) e o Cartório Eleitoral de Ouro Branco.

O que levar para fazer a biometria?

– Documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteiras profissionais) – exceto carteira de motorista e novo passaporte, para os que forem requerer o título pela primeira vez;

– Comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone etc), preferencialmente em nome do eleitor, emitido nos três meses anteriores à data de comparecimento;

– Título eleitoral, se ainda o possuir;

– Comprovante de quitação com o serviço militar (para os eleitores do sexo masculino, maiores de 18 anos, que forem fazer o título pela primeira vez).

O que muda?

Os eleitores que não estão em dia com a Justiça Eleitoral terão seus títulos de eleitor cancelados, causando em impedimentos de se inscrever, investir ou tomar posse em concurso público; receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público; obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais e estaduais; obter passaporte, dentre outras vedações.

Cadastramento em Minas

São 259 municípios com biometria obrigatória em Minas Gerais. Já os outros 594 que restam têm o cadastramento feito sem prazo definido para registrar a biometria. Porém, a documentação para o registro é a mesma das cidades onde é obrigatório se cadastrar.

No estado de Minas Gerais, 43,46% dos eleitores têm biometria já cadastrada, representando mais de 6,8 milhões de cidadãos.