Menu

A alimentação e seu poder exercido sobre o câncer de próstata

28/11/2018 às 22:31
Tempo de leitura
3 min

O câncer de próstata possui inúmeros fatores relacionados, tanto positiva quanto negativamente; no presente artigo nos limitaremos a falar sobre a influência do fator nutricional.

No que se refere aos fatores que favorecem a carcinogênese, alguns estudos indicam que a obesidade pode ser um fator que predispõe ao câncer de próstata devido ao fato de que células adiposas acumulam substâncias tóxicas que induzem a inflamação, estimulando a proliferação celular descontrolada ou modificando a produção de hormônios masculinos.

Outras pesquisas relacionam o consumo de carne vermelha ao aumento do risco de formas agressivas de câncer da próstata; além disso, os alimentos defumados e as carnes bem passadas e submetidas a altas temperaturas (por exemplo os churrascos) são as que representam maiores riscos. Alimentos embutidos (linguiças, presunto, salame), enlatados e defumados são ricos em nitritos e nitratos, substâncias químicas que se transformam em nitrosaminas, que são conhecidas como um potente agente cancerígeno.

Outro ponto que merece atenção é o consumo frequente e excessivo dos corantes, conservantes, acidulantes e adoçantes presentes nos alimentos industrializados, visto que tais substâncias podem favorecer a formação e o desenvolvimento do câncer.

Em contrapartida existem também os alimentos que protegem contra o aparecimento do câncer, dentre eles podemos citar aqueles que possuem licopeno em sua composição (tomate, pitanga, goiaba, melancia, etc.); os vegetais crucíferos como brócolis, couve-manteiga, repolho e couve-flor, que possuem fitoquímicos que auxiliam na diminuição de proliferação das células cancerosas.

Outro possível aliado na proteção contra o câncer de próstata é o resveratrol, que é um  polifenol encontrado principalmente nas cascas e sementes das uvas escuras,o qual pode agir em diferentes fases da carcinogênse reduzindo, portanto, o risco de desenvolver o câncer de próstata.

O consumo de alimentos orgânicos também é considerado um fator protetor contra o câncer de próstata, visto que os agrotóxicos podem favorecer a ocorrência desta neoplasia.

A alimentação tem importante papel na promoção da saúde; uma alimentação inadequada pode favorecer a ocorrência do câncer de próstata da mesma forma que uma alimentação saudável pode ser benéfica na sua prevenção. A chave para a luta contra o câncer de próstata é desviar dos fatores de risco e explorar os fatores de proteção.

Última atualização em 19/08/2022 às 09:58