Menu

A origem do Natal

24/12/2019 às 20:08
Tempo de leitura
2 min

25 de dezembro foi de grande importância desde os tempos antigos. Por exemplo, nas culturas antigas, era considerado o dia do solstício. Para os antigos egípcios, por outro lado, o nascimento de Hórus (deus dos céus, dos Vivos e mediador dos dois mundos: terreno e espiritual) foi supostamente colocado neste dia. A solene Saturnália em homenagem ao deus Saturno, o invencível senhor do tempo, começava no dia 17 de dezembro e seguia até o dia 25 do mesmo mês.

E, finalmente, os Teutões celebraram festival de Yule, que também era um festival de morte e fertilidade, no norte da Alemanha até a Escandinávia nos últimos dias de dezembro e primeiros dias de janeiro.

De acordo com as Escrituras, Cristo chamou a si mesmo de “luz do mundo” (João 8:12), que veio a este mundo para “nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” (1 João 1:9). Desde então, o Natal simboliza o aniversário de Jesus Cristo, o solstício de inverno da história mundial, que em todos os altos e baixos da história dá a certeza de que as forças das trevas não têm poder supremo. O papa Libério (352-366) o aplicou em 354.

No curso posterior da cristianização, o Natal encontrou sua expansão tornando-se conhecido mundialmente. Hoje, o Natal começa com o período de preparação de quatro semanas para o Advento e termina com a Festa do Batismo do Senhor no primeiro domingo depois da Epifania. Na Igreja Ortodoxa Grega, o nascimento de Jesus é comemorado apenas em 7 de janeiro, porque eles seguem o calendário juliano, instituído pelo Imperador Júlio César no ano 45 a.C.

Segundo os livros “Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa”, de Antônio Geraldo da Cunha, e “Dicionário latino-português”, de Francisco Torrinha, em latim, havia a expressão “dies natalis’ ou simplesmente “natalis”, que significava o dia do nascimento de alguém. Depois de alguma mudança fonética, essa forma reduzida passou ao português como “natal”, adjetivo relativo a nascimento (com a inicial minúscula), e como substantivo, dia em que a cristandade comemora o nascimento de Jesus Cristo (nesta acepção sempre com a inicial maiúscula).