A Escola de Samba Acadêmicos de São Cristóvão conquistou o título do Carnaval 2026 de Ouro Preto após o julgamento dos desfiles realizados na Praça Tiradentes. As apresentações ocorreram em dois dias de programação, com sete agremiações na disputa e tempo de desfile padronizado para todas.

Os desfiles começaram por volta das 21h30, com cada escola tendo 50 minutos para percorrer o circuito completo na praça. No primeiro dia, domingo, 15 de fevereiro, passaram pela avenida a Escola de Samba Imperial de Ouro Preto, a Escola de Samba Princesa Isabel e a União Recreativa do Santa Cruz.
Na segunda-feira, 16 de fevereiro, desfilaram a Acadêmicos de São Cristóvão, a Unidos do Padre Faria, a Inconfidência Mineira ESIM e o Império do Morro Santana. As apresentações incluíram alas, bateria, carros alegóricos e enredos autorais baseados em personagens e temas históricos e culturais.
A colocação ficou na seguinte ordem:
- 7ª Escola de Samba Imperial de Ouro Preto
- 6ª Escola de Samba Unidos do Padre Faria
- 5ª Escola de Samba Império do Morro Santana
- 4ª Escola de Samba Princesa Isabel
- 3ª Escola de Samba Inconfidência Mineira (ESIM)
- 2ª União Recreativa do Santa Cruz
- 1ª Escola de Samba Acadêmicos de São Cristóvão
A campeã Acadêmicos de São Cristóvão levou para a avenida o enredo “Eu Sou a Revolução”, inspirado na história de Francisca Mina e na Revolta de Vila Rica de 1720. A escola vice-campeã apresentou tema ligado ao Egito Antigo. Já a terceira colocada desenvolveu o enredo “Do Berço da Mãe África – De Galanga a Chico Rei”, voltado à ancestralidade africana, resistência e memória.







