Ação em Mariana capacita multiplicadores de educação patrimonial e ambiental

0 comment

Projeto que proporcionou a troca de conhecimentos sobre educação patrimonial e ambiental aconteceu entre os dias 4 e 7 de fevereiro em Mariana. Chamado de Nosso Patrimônio, a ação visa a formação e capacitação de multiplicadores no município por meio de atividades interdisciplinares, do compartilhamento de habilidades didáticas e da integração dos participantes.

As oficinas fizeram parte da primeira etapa do projeto e foram oferecidas para 40 pessoas, entre coordenadores e monitores de educação patrimonial e ambiental de Mariana e também profissionais dos municípios de Mariana e Ouro Preto das áreas de educação, assistência social e saúde.

Curso de Formação de Multiplicadores – Crédito da foto: Divulgação | Fundação Renova

Para a analista de Licenciamento da Fundação Renova, Cláudia Fioretti, o Nosso Patrimônio foi pensando com base na troca e na multiplicação do conhecimento. “Em conjunto com a Secretaria de Educação, definimos que o projeto não deveria ser apenas uma ação pontual. Pensamos em uma atividade que pudesse ser replicada, se estender tanto geograficamente no território de Mariana, mas também continuar no tempo”, diz.

A secretária de Educação de Mariana, Aline Oliveira, afirma que o evento “é importante para a rede municipal de ensino”. “São oficinas práticas, com módulos teóricos. Tenho certeza de que todo o aprendizado que for adquirido será levado às nossas escolas e aos nossos alunos. E a principal meta é que os estudantes consigam usufruir de tudo que os monitores aprenderam e que eles também sejam multiplicadores em suas residências”, diz Aline.

A iniciativa abordou temáticas como educação patrimonial, educação ambiental, educação sexual, direitos humanos e educação no trânsito, desenvolvidas em oficinas de educação patrimonial e ambiental. Também fizeram parte do projeto disciplinas como música, artesanato, estudos orientados, teatro, dança, esporte e lazer.

Além do momento inicial de formação, com conteúdo teórico e oficinas práticas, o projeto prevê mais três etapas: multiplicação, em que participantes replicarão o aprendizado usando o material didático disponibilizado; execução, etapa em que participantes executarão e/ou coordenarão o próprio projeto ao longo do semestre; e socialização, ação prevista para julho deste ano, na qual os 30 melhores projetos participarão de uma exposição e um concurso.

O projeto Nosso Patrimônio foi baseado no Programa de Educação em Tempo Integral da rede municipal de ensino de Mariana e é realizado pela Fundação Renova em parceria com a Secretaria de Educação, em atendimento a programas e condicionantes que foram estabelecidos no processo de licenciamento ambiental dos reassentamentos.

Comentários Facebook

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS