Menu

Agosto, o mês do desgosto?

01/08/2018 às 02:47
Tempo de leitura
3 min

Muitas pessoas são adeptas de crenças, mas o fato é que as superstições não têm base científica para verificação. E como estamos entrando no oitavo mês do ano, vale lembrar uma superstição generalizada nesta época, que diz que “agosto é o mês do desgosto”.

O YouTube, por exemplo, está repleto de vídeos que listam os eventos desastrosos que aconteceram naquele mês do ano, no decorrer das décadas.

Na noite de São Bartolomeu, 24 de agosto de 1572, por ordem de Catarina de Médici, dezenas de milhares de protestantes foram brutalmente assassinados sob o comando da monarquia francesa, católica. O início de duas grandes guerras mundiais (em 1914 e 1939) foi também em agosto, assim como as bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki e o início da construção do Muro de Berlim.

Superstições em relação a este mês teria começado com os romanos na crença de que, em agosto um enorme dragão percorria o céu cuspindo fogo, muito embora ninguém nunca tenha visto.

Em Portugal, por conta do bom tempo do verão no Hemisfério Norte, as grandes expedições marítimas ocorriam em agosto e as mulheres da época acreditavam que não era um bom mês para se casar, pois um homem poderia ir e poderia não retornar, portanto: “casar em agosto traz desgosto”.

No Brasil, foi criada a ideia de “mês louco do cachorro”, que dissemina a crença de que é nesse mês o maior índice de cadelas no cio, por conta disso os machos ficam “loucos” e brigam entre si.

Outros fatos que mostram o porquê de agosto ser considerado por muitos como o mês de agosto:

Em Nova York, no dia 6 de agosto de 1890, o primeiro homem foi eletrocutado numa cadeira elétrica. Em 24 de agosto de 1954 Getúlio Vargas cometeu suicídio e 22 de agosto de 1976, Juscelino Kubitscheck faleceu, vítima de um acidente de carro. O cantor Elvis Presley faleceu no dia 16 de agosto de 1977. Em 31 de agosto de 1997, a princesa Diana morreu em um acidente automobilístico no túnel da Ponte de l’Alma, em Paris, França, quando era perseguida por paparazzis.

Existe lógica em ser cauteloso sobre coisas ruins em agosto? Sim e não. Se você sai da cama esperando “dar de cara” com o azar, inconscientemente dirige sua atenção para eventos tristes e desagradáveis, que podem ocorrer em agosto ou em qualquer outro mês. Além disso, estar mais atento às pessoas e coisas boas torna o dia muito melhor.

Você é quem faz o seu dia, a sua semana, o seu mês ou o seu ano bom ou ruim, afinal, como dizem alguns: “atraímos aquilo que desejamos”. Longe de qualquer tipo de crença ou superstição, o Mais Minas deseja que os 31 dias do mês de agosto sejam de muitas alegrias para você e que você conquiste seus objetivos.

Leia também: Agora é que são elas

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 10:59